Vereador Wender Bodin conduz homenagem aos padres de Trindade

Solenidade foi marcada pela homenagem ao saudoso Padre Ângelo Licate representado por sua irmã e sobrinhos

Comemoração do Dia do Padre, iniciativa de Wender Bodin.


Noite de sexta-feira (4), no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro de Trindade, teve momento especial de celebração do Dia do Padre. A iniciativa foi do vereador Wender Bodin, com apoio da Prefeitura, da qual também participaram representantes de vários movimentos católicos da cidade. Vários sacerdotes redentoristas estiveram presentes para a homenagem, casos dos Padres João Bosco de Deus, João Otávio Martins, Mário Rodrigues Paim, Vanderli Borges, Kevin Freitas, Nildo Barbosa, Antonio José, Carlos Silva e José Pereira.

Celebrar o Dia do Padre é uma forma de dizer “muito obrigado” a quem se decide por servir ao próximo, levar a mensagem de Cristo a todos os lugares, ministrar a palavra e os sacramentos da Igreja onde quer que estejam e de modo incansável. Todos os discursos enalteceram o trabalho dos Redentoristas em Trindade, salientar a importância da ordem na história local, com reflexos na formação religiosa da população, com reflexos inclusive na economia conforme se nota hoje em dia pela pujança e força do chamado turismo religioso.

Na oportunidade, o grande homenageado foi o saudoso Padre Ângelo Licate, falecido aos 91 anos de idade, em 27/09/2019, cuja irmã e sobrinhos viajaram da capital paulista para Trindade a fim de representar o sacerdote e foram recebidos pelo cantor Valter José e família. Rosalina Licate Paulette (90), a única irmã viva do Padre Ângelo, muita lúcida, gravou depoimento sobre o irmão que logo aos 10 anos se decidiu por entrar no Seminário, dando início aos estudos que o conduziram à ordenação e daí a uma vida inteira dedicada ao Evangelho de Jesus Cristo, na Congregação dos Santíssimo Redentor. Os sobrinhos Edimir Paulette e Viviane Ferron Romanetto Paulette acompanharam Rosalina Licate.

Com o objetivo de registrar a homenagem, o Grupo Desencanto produziu um busto do Padre Ângelo que foi apresentado aos participantes da solenidade e especialmente aos familiares do saudoso religioso de ascendência italiana, nascido em Avaré (SP), principalmente Rosalina Licate que ajudou a descerrar o busto do seu irmão. Foi sim um momento emocionante, pois enquanto o tecido que cobria o busto foi sendo retirado, o pessoal da sonorização colocou áudio do Padre Ângelo bradando o indefectível “Viva o Divino Pai Eterno!”, como fazia nas celebrações.

Amigos por décadas, o cantor Valter José entoou canção sobre o padre que gostava demais das temporadas no Rio Araguaia sempre com alegria e disposição para essas empreitadas, como mais uma belíssima e tocante homenagem ao Ângelo Licate. A cantora Talita Di Martino, filha de Valter e uma neta do coração de Padre Ângelo, também se apresentou no evento.

Tocante


Rosalina Licate tomou no colo o busto do seu irmão, Padre Ângelo Licate, após o descerramento no palco do Salão Paroquial. Emocionada, Rosalina se demorou com a peça em homenagem ao saudoso sacerdote que deverá ganhar local fixo na Praça da Igreja Matriz, de acordo com conversações já encaminhadas neste sentido.

Parabéns



E se o objetivo da noite era que a comunidade católica trindadense fizesse homenagem aos padres pelo seu dia, claro que precisava ter bolo, ora pois. Ao final do jantar preparado pelo pessoal bom de serviço do movimento “Gotinhas de Amor”, os presentes cantaram o “parabéns pra você” aos sacerdotes presentes, seguido de bolos da “Dona Moça”.

Susto



Participação fundamental no evento em comemoração ao Dia do Padre, Valter José e família hospedaram os familiares do Padre Ângelo Licate, proporcionando momentos de forte emoção no evento. Mas o caso é que ao final da Missa de domingo passado, o cantor Valter José, voz inconfundível que marca as celebrações nas Igrejas de Trindade, sentiu-se mal, uma indisposição, desconforto na altura do abdome que chegava ao peito, chegando casa e relatando a situação à esposa, logo fizeram contato com o médico que o assiste e se dirigiram para o hospital Anis Rassi em Goiânia. Foi um susto. Era infarto. Valter então foi submetido imediatamente ao procedimento chamado cateterismo facilitado pela boa veia na altura do pulso, evitando a outra opção pela coxa, teve instalados stents e, “graças ao Divino Pai Eterno”, nas palavras do artista, está muito bem agora. Claro que ele não vai ficar parado, pelo contrário. “O médico me disse pra ir viver, tocar a vida em frente e inclusive ao perguntar se podia tomar um vinhozinho, a resposta foi que devo beber vinho, sim. Lógico, com moderação, mas as minhas veias e coração foram limpos pela equipe médica”, relatou.


Comentários