ATLECA Celebra 35 Anos de Dedicação à Cultura e Memória de Trindade

Instituição cultural e literária celebra sua trajetória de 35 anos, reafirmando o compromisso com a história, a arte e o conhecimento de Trindade e o convite à participação

Registro de evento da Atleca. (Fotos: Divulgação)


Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes (ATLECA), instituição cultural e literária de Trindade (GO), celebra 35 anos de sua fundação. Fundada em 20 de agosto de 1990 por Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, a entidade tem como principal propósito preservar e divulgar a história e a cultura da região, além de promover atividades literárias, científicas e artísticas.

Ao longo de suas três décadas e meia de existência, a ATLECA tem sido um pilar na comunidade, conseguindo construir pontes entre gerações, promover encontros e abrir espaço para novas vozes. A instituição reafirmou seu compromisso em manter viva a identidade cultural de Trindade. Sua missão principal é cultivar o conhecimento, a arte e a cultura.

A trajetória da ATLECA é marcada pela participação de muitas pessoas valorosas e grandes intelectuais. Alguns membros continuam ativamente envolvidos com a entidade, enquanto outros já faleceram, mas permanecem vivos na memória e na história que ajudaram a construir. A celebração dos 35 anos não homenageia apenas a caminhada da instituição, mas também todos aqueles que a acompanham, incluindo os acadêmicos fundadores, os membros atuais e a população que inspira o trabalho da ATLECA.

Bento Fleury, Helio Pinheiro, Paulo Afonso, Elton Rosa e Antonio Erasmo.

Com o olhar voltado para o futuro, a ATLECA faz um convite especial para que os membros ativos se tornem cada vez mais participativos. Afinal de contas, o que se quer é resgatar e fortalecer a confraria, mantendo acesa a chama da cultura, da amizade e do conhecimento. A instituição segue firme em sua missão, com a expectativa de que venham muitos anos mais de histórias para contar e memórias para preservar.


Comentários