Livro de contos mergulha profundamente na identidade goianiense

Obra "Contos da Região Metropolitana", organizada por Pedro Célio, será lançada nesta sexta-feira (5), em Goiânia, oferecendo um olhar artístico sobre a cultura local

Autores de "Contos da Região Metropolitana". (Fotos: Reprodução)


Goiânia celebra nesta sexta-feira (5), o lançamento da obra coletiva "Contos da Região Metropolitana", livro que se propõe a explorar os múltiplos aspectos culturais, sociais e históricos de oito cidades que compõem a Região Metropolitana de Goiânia. O evento de estreia acontecerá na sede do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg), no Leste Universitário, a partir das 19h.

Organizado por Pedro Célio, que também é um dos autores, o projeto nasceu em 2017 durante os trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (PDRMG). A ideia inicial foi complementar a abordagem técnica do plano com um olhar artístico e literário sobre o território metropolitano, convidando escritores das cidades envolvidas para criar contos inspirados em seus locais de origem.

A obra, lançada pela editora "Trilhas Urbanas", reúne diferentes vozes e olhares, com textos assinados por Antenor Pinheiro, Eguimar Chaveiro, Leo Pereira, Gustavo Coelho, Hamilton Carneiro, Ranon Machado e Túlio Mendanha, além do próprio Pedro Célio. O resultado são oito histórias ambientadas em Goiânia, Goianira, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Senador Canedo e Trindade, retratando personagens, costumes, espaços e situações emblemáticas, tanto do passado quanto da contemporaneidade.

Os contos abordam uma rica tapeçaria de temas, desde causos e lendas urbanas até memórias afetivas e transformações sociais. Locais icônicos como o Rio Meia Ponte, a lendária Rua P-16 no Setor dos Funcionários e o famoso Beco dos Aflitos, em Trindade, servem de cenário para as narrativas. A coletânea também explora crendices, assombrações, malandragens ingênuas e o universo rural de cidades como Inhumas e Nerópolis, refletindo aspectos cotidianos que marcam a identidade regional sem seguir um viés político ou de denúncia.

Um destaque adicional do livro é a inclusão de personagens inspirados em imigrantes do sertão da Bahia e do sul do Maranhão, cujas trajetórias diárias de deslocamento entre os municípios da RMG contribuíram significativamente para a formação da cultura metropolitana, mesclando sotaques, hábitos e culinárias.

Além do lançamento principal, a obra terá outro evento de estreia no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), no próximo dia 12, às 9h. Estão previstas ainda futuras rodas de conversa com os escritores em livrarias de Goiânia, como a Palavrear e Armazém do Livro, e lançamentos nas cidades de origem dos autores, que serviram de inspiração para os contos.


Comentários