O servidor da previdência merece ser valorizado
Salários baixos, carência de capacitação e quebra de paridade: a luta da Anasps pela inclusão da carreira como Típica de Estado e a busca por uma gestão eficiente e benefícios para a categoria
![]() |
Paulo César: Valorização do servidor da previdência. (Foto: Reprodução) |
ARTIGO | Paulo César Régis de Souza é vice-presidente executivo da Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social (Anasps)
Com as providências voltadas à melhoria no atendimento do beneficiário da Previdência Social, ainda falta voltar o olhar para os servidores que, durante a pandemia, mesmo em home office e com um número reduzido, por não haver concurso, trabalharam para atender à população que aguardava o seu benefício.
Sofrem com os salários baixos, gerando insatisfação; cargos comissionados sendo transferidos para serem ocupados em outros ministérios; carência de capacitação; quebra da paridade entre servidores ativos e aposentados; plano de saúde oficial com diminuição do número de beneficiários, de 700 mil para 300 mil, pela falta de capacidade de pagamento por parte do servidor. É urgente a reformulação da gestão, visando buscar soluções que valorizem e motivem os servidores, garantindo condições adequadas de trabalho, remuneração justa, oportunidades de capacitação e de benefícios que atendam às suas necessidades. Uma gestão eficiente é fundamental para garantir o pleno funcionamento não apenas do sistema previdenciário, mas de todo o serviço que é prestado à população.
Os conselhos do plano de saúde foram recentemente eleitos, e iremos cobrar modernização, melhoria da rede, diminuição do reajuste para os acima de 59 anos, pois essa faixa não pode ser tratada com a devida equidade dos demais.
Como reivindicação para os servidores e garantia de desenvolvimento de suas atividades com a devida segurança, estamos pleiteando a inclusão da carreira do Seguro Social como típica de Estado, mas, infelizmente, as centrais sindicais nos retiraram da Mesa Nacional de Negociação Permanente inviabilizando, em parte, a inclusão das nossas reivindicações. Mas não desistimos: iremos buscar nossos direitos no Congresso ou na Justiça.
No Judiciário, temos batalhado incessantemente, impetrando vários ações judiciais em favor dos nossos associados.
Expandindo nossas atividades e buscando a preservação da memória previdenciária, a Anasps fundou a Faculdade Anasps, gratuita para os associados, oferecendo seis cursos de graduação e vários de pós-graduação, que darão a oportunidade do desenvolvimento técnico-científico de todo o nosso corpo de associados, bem como de seus respectivos dependentes, que poderão ter acesso a um aprendizado de excelência a preços que cabem no seu orçamento.
Como benefício aos associados e seus dependentes, foi criado o Clube de Benefícios Anasps, oferecendo uma rede comercial e de prestação de serviços, perfazendo o total de 3.500 estabelecimentos, que oferecem descontos de até 50%, com isso absorvendo a mensalidade da Anasps e preservando o seu corpo de associados.
E os benefícios vão além… A Anasps, como defensora de seus associados e sempre buscando o melhor para a categoria, não cansa de inovar quando o assunto é benefício. Desta forma, criou o Projeto Reconectar, uma ação pós-pandemia que visa reaproximar os associados após o isolamento, e que envolve atividades de bem-estar e qualidade de vida promovidas pelas nossas diretorias estaduais em todo o país. Além, é claro, de um plano odontológico gratuito; parcerias com planos de saúde coletivos – sempre pensando naquele que, com muito afinco, assegura os direitos de quase 40 milhões de brasileiros: o servidor do INSS!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por comentar... Vamos analisar para publicar nos comentários.