Dengue se alastra por Goiás


Para espanto de ninguém, matéria do jornal O Hoje, desta sexta-feira (21), página 3, informa a respeito de surto de dengue pelo interior de Goiás. Segundo a reportagem assinada por Lyniker Passos, “cidades do interior nunca registraram tantos casos de dengue”. Tirando Goiânia (4.298 casos), Luziânia (1.887 casos), Aparecida de Goiânia (1.422 casos) e Iporá (969 casos) estão na frente em quantidade de casos de dengue registrados até agora. E já registraram a ocorrência de 3 mortes relacionadas à doença, vale dizer.

Sinceramente, esse nível de ocorrências de dengue não é mesmo surpresa nenhuma. Nos últimos dias a gente sempre ouve falar de pessoas enfermas infectadas que foram pelo Aedes Aegypt, mosquito transmissor da dengue. E esse bichinho de asas tem feito a festa em terras brasileiras. Pelo desleixo nosso de todo dia e, acho, também das autoridades da Saúde pública desta “terra em que se plantando tudo dá”, o mosquitinho danado de arretado está passando o rodo e democratizando a dengue por todos os estratos sociais do país que será a sede da Copa do Mundo 2014.

Pequenas, médias e grandes cidades goianas tornaram-se palco do espetáculo da dengue. Pires do Rio, com 28 mil habitantes, registrou 454 casos de dengue. Note-se que cidades maiores, Trindade, por exemplo, mas de 100 mil habitantes, contabilizou até agora, 306 casos. Isso mostra que é preciso ser realizada uma ação de alto a baixo por toda a estrutura que cuida da Saúde pública, passando pela coleta de lixo, evidentemente, incluindo aí, claro, ações da chamada vigilância epidemiológica, pois o bicho está pegando geral. No caso, um inseto que leva um vírus.

A reportagem em questão destaca as 10 cidades goianas com mais registros de casos da doença durante este ano. Trindade figura na 9ª posição, como já mencionado, com 306 casos, situação que não chega a ser alarmante, mas aparecer neste tipo de lista não faz bem para nenhum município. O ideal mesmo é nem ser relacionado, pois aí sim a incidência deve estar sob controle.

Apenas no meu pequeno círculo de conhecidos e amigos estou sabendo de 5 casos de pessoas padecendo os males da dengue. Quem já passou por isso sabe como é a coisa é ruim demais da conta. O sujeito fica para morrer. E o diagnóstico preciso é complicado. Na dúvida os caras da Saúde não titubeiam em afirmar: - É uma virose. Ah, tá! Enquanto isso aguarda-se uns 10 dias até que a coisa reflua à base de soro fisiológico e muito líquido. Sei não, mas brasileiro antes de ser bonzinho e mesmo muito desleixado. Até quando? Sei não.

Veja no quadro abaixo, transcrito da matéria do repórter Lyniker Passos, o ranking goiano da dengue.

Dengue em Goiás
Ranking de 2014
Ordem
Município
Casos
Goiânia
4298
Luziânia
1887
Aparecida de Goiânia
1422
Iporá
969
Anápolis
800
Valparaíso
752
Pires do Rio
454
Goianésia
389
Trindade
306
10º
Inhumas
274
Mortes
3

Comentários