Entrevista: Eva Eny Junqueira

Trabalhando para melhorar a qualidade do ensino em Trindade


Aposentada como professora da rede estadual de ensino, Eva Eny retornou ao batente como secretária municipal de Educação de Trindade desde o início da gestão do prefeito Jânio Darrot, em janeiro de 2013, e afirma que vale a pena trabalhar para “alavancar um serviço de qualidade em nosso município”.


A atual secretária municipal de Educação da Prefeitura de Trindade, Eva Eny Junqueira, é casada há 44 anos com o cirurgião-dentista Mariano dos Reis Junqueira, com quem tem três filhos (Gislaine, Gisele e Gilberto) e quatro netos, Mariana, de 14 anos; Grabriel, de 7; Isabela e Alice, ambas de 3. Eva é pedagoga e, em 1986, cursou Licenciatura curta em Supervisão e, no ano de 1989, fez Pedagogia, ambos os cursos na Faculdade Educacional de Ciências Humanas de Anicuns (FECHA) e Pós-graduação em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Eva Eny foi professora (hoje aposentada) da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, coordenadora pedagógica, secretária geral, diretora por 14 anos consecutivos da Escola Estadual Esmeraldo Monteiro, gerente de merenda, dinamizadora de Biblioteca e de Laboratório de Informática. Com este currículo Eva Eny chegou ao comando da Secretaria Municipal de Educação de Trindade e, sem alarde nem pirotecnia na função, realiza um trabalho cujo objetivo é melhorar a qualidade do ensino nas escolas da Prefeitura da “Capital da Fé”. Leia a seguir os principais trechos de uma entrevista exclusiva (por e-mail) com Eva Eny Junqueira.

Blog - Há quanto tempo você tem amizade com a Daírdes e o Jânio?
Desde que nos mudamos de Caldas Novas para Trindade, há mais de 40 anos. A amizade com a família do Jânio Darrot foi devido ao vínculo do Sr. Juarez (pai do Jânio) com a Maçonaria da qual o Mariano, meu esposo, já fazia parte. E a família da Dairdes pelo fato de sermos conterrâneos do Compadre Jamiro (pai da Dairdes), sempre fomos amigos e vizinhos até hoje. E ainda tivemos a honra de sermos padrinhos de casamento do casal.

Blog - Essa amizade foi o diferencial para sua indicação para o cargo de secretária municipal da Educação?
Não posso responder por ele, mas acredito que isso pode tê-lo influenciado.

Blog – Qual sua análise da situação da Educação em Trindade recebida pela atual administração?
Estava precisando de mais atenção, mais valorização dos profissionais e mais investimentos na infra-estrutura.

Blog - Terminando o primeiro ano, qual é a sensação? Vocês alcançaram os resultados esperados?
A sensação é a de que estamos no rumo certo. Alcançamos parte dos resultados esperados, mas ainda temos um longo caminho a percorrer em prol da qualidade do Ensino Municipal.

Blog - Neste período qual foi o maior desafio enfrentado por sua gestão na Educação?
A formação do corpo docente, dos servidores administrativos, a estrutura física das Unidades Escolares, as reformas, adequações e ampliações que ainda não conseguimos completar.

Blog - Fala-se na existência de, mais ou menos, 8 mil alunos na rede municipal de ensino. Na sua opinião, as escolas estão ofertando serviços de qualidade para essas crianças?
Estamos trabalhando muito para conseguirmos melhorar cada dia mais e todos os servidores estão se esforçando e demonstrando essa vontade.

Blog - De um modo geral, como está a estrutura física das escolas municipais?
Ainda não está como precisa ser, mas já avançamos muito nesse sentido. Graças à vontade e determinação do nosso Prefeito, sabemos que a tendência é de melhorar cada dia mais.

Blog - A questão salarial dos professores e servidores administrativos da Educação encontra-se, na sua opinião, equacionada?
Para os efetivos acredito que sim, pois desde o mês de agosto eles já estão recebendo o piso nacional.

Blog - A propósito, a secretária da Educação é ouvida pelo prefeito de Trindade em questões como o pagamento do piso aos professores?
Sim, todos os assuntos pertinentes à Educação do Município são acolhidos e dialogados com o prefeito.

Blog - Hoje em dia qual é, digamos, o maior gargalo ou problema da rede municipal de ensino?
A contratação de servidores.

Blog - Qual sua opinião sobre a eleição direta para diretor de escola, conforme reivindicação dos líderes dos professores? É possível se implantar essa proposta em Trindade?
É possível sim e é um desejo do nosso Prefeito tão logo sejam resolvidas algumas pendências legais.

Blog - No geral, valeu a pena postergar um pouco mais a aposentadoria de fato para encarar a gestão da Secretaria Municipal da Educação de Trindade?

Acredito que sim. É uma honra poder estar fazendo parte de uma administração séria, comprometida e honesta, como acredito que será a do Jânio. Só de saber que poderei contribuir para alavancar uma educação de qualidade no nosso município isso me faz acreditar que sim, que terá valido muito a pena.

Comentários