Entrevista: Valdivino Barbosa, coordenador-geral do CIVC em Trindade

O CIVC é uma entidade que faz a diferença em Trindade
 

Valdivino Barbosa Vieira é gerente de uma gráfica, aposentado mas ainda se encontra na ativa. Barbosa é casado com Maria Lúcia, foi vereador (2008 – 2012), presidente da Câmara Municipal de Trindade, presidiu também o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, deixou a legenda e migrou para o PSB. Atualmente exerce as funções de coordenador-geral do Curso Intensivo e Vivencial do Casamento (CIVC) pela quarta vez. No domingo (17) a entidade esteve reunida para comemorar o Dia das Mães durante almoço e Barbosa deu um tempo na correria e concedeu uma entrevista exclusiva para o Blog do Sérgio Vieira (BSV) e a Sonoridade Rádio Web. Veja os principais trechos do bate-papo a respeito de uma das entidades mais atuantes de Trindade. Se preferir, ouça a entrevista no post abaixo.

BSV – O que de importante está acontecendo no âmbito do CIVC de Trindade, coordenador-geral?
Barbosa – No momento está acontecendo o almoço dedicado às mães de todos os “ceivecistas” de Trindade. E para nós é um grande evento, um grande prestígio que todas as mães estejam aqui neste momento junto com a gente. Cada coordenador que assume o CIVC faz uma coisa em prol da entidade. Nós aqui, pela quarta vez, estamos aqui assumindo também esse compromisso de alavancar e dar continuidade a esse trabalho tão bem-feito que já vem sendo feito em Trindade há mais de 20 anos. Para nós é motivo de orgulho, é motivo de satisfação poder participar e estar junto aí com essa entidade grandiosa, entidade que realmente faz a diferença no município de Trindade.

BSV – O CIVC é formado por quantos casais?
Barbosa – Hoje, nós estamos com quase 200 casais, mas se formos contar todos os casais que já fizeram o CIVC dentro de Trindade, chegaremos a quase um mil casais. E aí o CIVC tem aquela dinâmica, uns vão, outros vêm e a gente vai sempre renovando o quadro associativo e, hoje, está um quadro muito bom, muito atuante com quase 200 casais atuando dentro do CIVC.

BSV – Essa entidade se preocupa muito com essa questão do casamento, de filhos, do relacionamento familiar. Atualmente, a sociedade está mudando muito no seio familiar. Como é que um líder de uma entidade que se preocupa com a família está vendo essa mudança hoje em dia?
Barbosa – É uma preocupação de todas as pessoas que trabalham em movimentos de casais, de todas as pessoas que preservam a família. E o CIVC vem para fazer essa diferença. Aqui nós temos pai, mãe e filhos, o grupo que forma toda essa entidade, o CIVC. E para nós sempre é um desafio trazer novos palestrantes, novas ideias, novas maneiras de você lidar com seus filhos, com sua família, com o esposo, com a esposa, e a gente vai inovando. E nessa inovação, graças a Deus, tem dado certo. Tanto é que mais de 20 anos que o CIVC é bem atuante no município de Trindade.

BSV – Como funciona mesmo no dia a dia do CIVC. São reuniões semanais, diárias, como é que é isso?
Barbosa – Nós temos uma reunião mensal que é para o grupão, de todas as pessoas que participam do CIVC, que em Trindade é dividido em 11 grupos que, posteriormente a essa reunião mensal, fazem reuniões nas casas dos integrantes e aí eles escolhem o dia do mês para poder debater o que foi passado na reunião do grupão.

BSV – Um casal tem vontade de participar do CIVC, como é que se faz?
Barbosa – Sim, todos os casais que quiserem participar do CIVC é aberto. Sejam bem-vindos. Aqui tratamos única e exclusivamente de temas familiares, que venham a ajudar o casal não só no relacionamento “marido e mulher”, mas, também, no relacionamento junto aos filhos e é dessa forma. Então é aberto à sociedade de Trindade, não é restrito a algumas pessoas não. Todas as pessoas que quiserem fazer parte do CIVC de Trindade as portas estão abertas.

BSV – E custa caro participar disso, como é que isso, financeiramente falando?
Barbosa – Nós temos o primeiro encontro que o casal que é em Goiânia, regional para todo o Estado de Goiás, custa R$ 60,00. E, posteriormente, aqui no município de Trindade, nós temos aí uma taxa de R$ 20,00 ao mês. E como nós já temos a nossa sede própria, essas pessoas têm também o benefício em muitas coisas dentro da sede, um aluguel mais barato para seu evento particular. Nós temos aí a festas das mães, dos pais, os bailes nossos que são realmente muito concorridos e muito bem aceitos dentro da sociedade. Então, é dessa forma, o custo é muito pequeno se formos comparar ao benefício que a pessoa tem em poder ter subsídios para cuidar da sua família.


Comentários