Flávia Morais lança Frente Parlamentar do Envelhecimento Ativo no Congresso Nacional

Iniciativa pretende mapear a situação dos idosos brasileiros



Alexandre Kalache: "Revolução da longevidade".
Bastante prestigiada por deputados e senadores, a Frente Parlamentar Mista do Envelhecimento Ativo foi lançada nesta quarta-feira (13), no Congresso Nacional. Liderada pela deputada Flávia Morais (PDT/GO), a Frente reúne mais de 240 parlamentares e pretende traçar um mapa sobre a situação dos idosos em todo o País, discutir e acelerar projetos que amparem, valorizem a saúde e assegurem direitos às pessoas idosas.

A deputada Cristiane Brasil (PTB/RJ) foi aclamada vice-presidente da Frente, ao lado dos deputados Sérgio Reis (PRB/SP), Marcos Rotta (PMDB/AM) e João Marcelo (PMDB/MA). O deputado Rômulo Gouveia (PSD/PB) assumiu a secretaria-geral e foram eleitos coordenadores regionais os deputados, Jozi Rocha (PTB/AP) como representante da região Norte, Chico Lopes (PCdoB/CE) do Nordeste, Mandetta (DEM/MS) da região Centro-Oeste, e Raquel Muniz (PSC/MG) da região Sudeste. As deputadas Leandre (PV/PR) e Maria do Rosário (PT/RS) devem representar a região Sul. O senador Paulo Paim (PT/RS) foi aclamado presidente de honra do colegiado.

Um dos principais especialistas sobre envelhecimento, Dr. Alexandre Kalache, falou da importância de se discutir uma agenda que prepare o País para uma “revolução da longevidade”. “Só com muita determinação iremos promover qualidade de vida para milhões de idosos presentes e futuros”, conclamou.

Além de deputados e senadores, participaram do lançamento, representantes do Conselho Nacional dos Idosos (CNDI) entidades ligadas aos direitos da pessoa idosa, associações, promotores de Justiça e instituições ligadas ao envelhecimento saudável.

A Frente pretende lançar nos próximos dias uma agenda de trabalho, com datas para reuniões periódicas, audiências públicas para análise de projetos, entre outras ações imediatas.


Da Assessoria de Comunicação do Gabinete de Flávia Morais, deputada federal.





Comentários