Museu Virtual apresenta a história de Trindade e sua gente

Cuidado com a memória arquitetônica e com os valores dos trindadenses

por Fabiano Di Paula


Vista do Largo da Igreja Matriz de Trindade
O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano. Espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

Criado e administrado pelo Profissional de Marketing Fabiano di Paula, há pouco mais de dois anos, o “Museu Virtual de Trindade” é um espaço na rede social Facebook que busca preservar a memória e patrimônio arquitetônico da cidade, bem como de seus moradores, os lugares, pessoas que refletem esse patrimônio e que representam expressões de vida e tradições da comunidade, grupos e indivíduos que receberam de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

Tenta ainda preservar o patrimônio imaterial da cidade, através dos seus mestres, os grupos de ciganos, parteiras, encomendadoras de almas, dentre outros segmentos. Por meio dos museus, a vida social recupera a dimensão humana que se esvai na pressa da hora. As cidades encontram o espelho que lhes revele a face apagada no turbilhão do cotidiano. E cada pessoa acolhida por um museu acaba por saber mais de si mesma.

O Museu conta hoje com mais de 700 membros e recebe diariamente mais de 400 acessos e comentários. Tem em seu acervo hoje mais de 200 fotos e histórias sobre Trindade, seu povo e suas crenças. A população em geral recebeu com muito carinho o Museu Virtual, mas ainda muito a acrescentar, ele se tornou maior do que o antes imaginado e o apoio das famílias de Trindade abrindo seus arquivos, assim como instituições, é fundamental, não só para esse crescimento mas também para a preservação e divulgação das tradições da cidade.

Faça uma visita ao Museu Virtual de Trindade dando um clique neste link >>> https://www.facebook.com/groups/museuvirtualtrindadego/

O Museu Virtual de Trindade é um grupo sem fins lucrativos, criado tão-somente com o intuito de coletar o maior número possível de imagens que retratem a história do município de Trindade e seus habitantes, contribuindo assim para a preservação e continuidade da memória.


Comentários