E a Romaria do Divino Pai Eterno começará na sexta-feira



O lado profano da Festa de Trindade já começou a uma semana das novenas



É bem verdade que, digamos, o lado profano, comercial, da Festa de Trindade 2015 já começou. Basta dar uma saracoteada pelo centro da cidade, mais precisamente pela Avenida Manoel Monteiro no cruzamento com a Avenida Raimundo de Aquino, para se constatar que não se está aqui a exagerar, de maneira nenhuma. As barracas de venda de pastéis já deram início às atividades, antecipando em uma semana os festejos na “Capital da fé”.

É que esses comerciantes há tempos são os primeiros a chegar e os últimos a sair da cidade neste período de Romaria. Os nativos até fazem graça com esse “marco” no calendário local. Se tem barraca vendendo pastel naquele mencionado endereço, é porque os festejos na “Velha Trindade da Fé e do Amor” já começaram de verdade. Características do modo de vida dos trindadenses.

Mas a parte que realmente importa para os católicos e fieis vai se iniciar mesmo é na manhãzinha de sexta-feira (26). Ali pelas 5h30 saindo em procissão da Igreja Matriz até a Basílica, os devotos do Divino Pai Eterno estarão dando início ao lado religioso da Romaria, um dos eventos mais importantes do Brasil, com uma tradição de mais de 200 anos seguidos. E o término acontecerá no final da tarde, início da noite de domingo (5 de julho), com procissão, celebração e queima de fogos de artifícios.

E para a edição 2015 a expectativa de líderes da Igreja Católica, de autoridades municipais e diversos outros profissionais envolvidos na realização do evento religioso é a de que deverá passar por Trindade, ao longo dos dez dias de duração da Romaria do Divino Pai Eterno, uma multidão de gente com ao redor de 2,5 milhões de pessoas. Só para se ter uma base de comparação, Trindade conta, hoje, com cerca de 115 mil habitantes.

Na verdade, esse enorme espetáculo de fé e devoção a Deus voltará a acontecer em Trindade, onde certa feira um casal de trabalhadores encontrou um medalhão de barro com a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Eis aí o início de tudo, dessa energia que atrai peregrinos de todos os cantos do País para o centro do Brasil.

 

Comentários