Preparativos para a Romaria do Divino Pai Eterno

E as barracas aparecem de uma hora outra em Trindade e região


Nestes dias que antecedem a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, Goiás, a gente passa por um lugar e está de um jeito, mas tarde, ao retornarmos pelo mesmo caminho, a paisagem já mudou. Barracas parece brotam no chão ou no asfalto com uma rapidez impressionante. É, o bicho homem quando quer, ninguém segura. E a festa tem que começar na sexta-feira (26), então não se pode perder tempo. É preciso armar a barraca, no bom sentido, internauta cheio de malícia.

Inclusive ali na pista destinada aos romeiros que caminham à margem da GO-060 no sentido Goiânia-Trindade de agora em diante vão aparecer barracas e mais barracas. Acho curioso isso de se ter tanta barraquinha naquele local. Os romeiros vêm à Trindade caminhando pelos 17 quilômetros da pista com o objetivo principal, imagino, de pagar uma promessa ou simplesmente com a atividade física render graças ao Pai Eterno, têm à disposição uma infinidade de opções para se alimentar, inclusive com bebida alcoólica. Vai entender um negócio desses.

No ano passado observei que havia gente vendendo pamonha, milho cozido e bolinho de milho frito na hora aos romeiros. Fiquei intrigado com aquilo. Afinal, será que o sujeito sai de casa para uma peregrinação dessas e enquanto caminha em romaria rumo à Trindade, dá uma paradinha, degusta uma pamonha e segue em diante assim numa boa? É estranho isso, mas há gente para tudo neste mundo de meu Deus.

A Romaria do Divino Pai Eterno 2015 terá início na sexta-feira (26), às 5h com Alvorada Festiva na Igreja Matriz e também na Basílica, em seguida os fieis saem na Procissão da Penitência dos locais mencionados, o que se repetirá daí então até o dia 5 de julho, último dia da festa.

Romaria 2015
Período: De 26 de Junho a 5 de julho
Local: Trindade/GO, a 17 quilômetros de Goiânia (trevo a trevo)

Breve programação
26/6 – Romaria Vila São Cottolengo, às 16 horas, pela Rodovia dos Romeiros.
27/6 – 12ª Romaria Arquidiocesana, às 15 horas, Saída do trevo de Goiânia.
28/6 – Romaria dos Ciclistas da Arquidiocese de Goiânia, às 7 horas, Saída do Trevo de Goiânia.
2/7 – Romaria dos Carros de Boi com a bênção, às 9 horas, Saída da Praça da Matriz de Trindade.

Nota: Haverá missas todos os dias, a partir de 27 de junho, inclusive nas madrugadas.
 

 

Comentários