Troca-troca de partido está intenso em Trindade e no Brasil inteiro

Vereadores e candidatos estão buscando os partidos para a disputa das eleições de 2 de outubro deste ano



Dia 2 de abril (Sábado) é o prazo fatal para que os políticos que estão exercendo mandatos possam trocar de partido sem perder os respectivos mandatos. É a tal da janela que os congressistas brasileiros inventaram, deram forma de projeto, debateram pouco, aprovaram tornando lei, sem maiores problemas, e para surpresa de ninguém. Beleza. E os caras agora estão por aí em busca daquele partido que, segundo a análise de cada um, pode vir a ser o caminho menos difícil para se conquistar um mandato ou alcançar a reeleição, no caso da disputa por uma das 17 vagas de vereador na Câmara Municipal de Trindade.

Até onde a vista curta deste blogueiro alcança já deu para enxergar que a movimentação está intensa na política local. Por exemplo, os vereadores Ucleide de Castro (Ferruja) deixou o PMDB e foi para o PSDB, mesmo destino de Hélio Braz (foto), que saiu do PPL. Ambos reforçaram a bancada tucana que contava apenas com Leobino Oliveira. No entanto há mais mudanças por acontecer até a janela se fechar, conforme mencionado acima.

Ucleide de Castro exerce no momento o seu terceiro mandato, está analisando o panorama e afirmou a este blogueiro que “posso, sim, disputar a eleição, porém hoje não estou definido ainda”. Tem uma questãozinha no meio disso daí. Titular da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, o vereador Leofonso Teixeira, o Felinho (do PTB de partida para o PP), deve retornar à Câmara para tentar mais um mandato. A vaga aberta, segundo informações nos bastidores, interessaria a Ucleide de Castro. Quer dizer, caso Ferruja seja nomeado para a pasta, é porque não irá disputar as eleições de 2 de outubro deste ano.

Quanto a Hélio Braz, ele já disputou 4 eleições, venceu duas e perdeu outras duas, uma delas inclusive para deputado estadual, em 2014, quando obteve 5.802 votos. Nas eleições de 2012, Hélio Braz foi eleito com 1.514 votos, mas, antes, no pleito de 2008, Hélio Braz, àquela época no PSDB, surpreendeu ao ser eleito com 1.899 votos. Hélio Braz falou dia desses com este blogueiro e afirmou que “está motivado e sabe que será uma eleição diferente pelos 45 dias. Temos que criar estratégias para não termos surpresa”.

A vereadora Tia Aninha (PTB) também deverá trocar de legenda, pois já se acertou com o comando do Solidariedade para onde irá. Vereador Ricardo Marques (PT) é outro que está de malas prontas para desembarcar no mesmo partido que Tia Aninha. Quer dizer, muita água vai ainda passar por debaixo da ponte, ou melhor, a movimentação pela janela partidária da “Capital da fé” vai ser intensa demais da conta até o próximo sábado. Observemos mais um pouquinho isso aí.


Comentários

Unknown disse…
Parabéns pela reportagem.
Unknown disse…
Respeito a todos! Mas o mais interessante é ver alguns vereadores que passaram por três anos debatendo contra o atual prefeito e logo em ano eleitoral estão passando para o mesmo partido do prefeito em exercício, será que não tem capacidade de tentarem serem reeleitos sem a ajuda da máquina administrativa.