Missa dos Foliões e dos Carreiros marcam penúltimo dia de Romaria

Neste sábado a programação da Romaria do Divino Pai Eterno continua carregada de celebrações que atraem multidões de fiéis


Pe. Welinton Silva, celebrou Missa com os Foliões.


A Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), está em sua reta final e continua com muitas programações especiais aos romeiros. Neste sábado (1), é dia de celebrar uma tradição católica e bastante regional: a Missa com os Foliões. Este movimento tem espaço cativo na Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno e sempre leva emoção aos devotos. Os foliões, vindos de diversas cidades interioranas, participaram de uma missa especial no Santuário Basílica, ao meio-dia.

Durante a celebração, os cânticos e versos tradicionais da Folia de Reis foram entoados para relembrar essa tradicional cultura popular do interior goiano. A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista Pe. Welinton Silva e teve a participação de inúmeros grupos de folia do interior.

Missa dos Carreiros
E hoje os carreiros se reúnem na praça externa do Santuário Basílica para a Santa Missa dedicada a eles. A tradicional celebração tem cânticos e ritmos sertanejos. Antes disso, às 14h, os romeiros participam do Encontro de Carreiros, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Durante a missa, será promovida a cerimônia de entrega do certificado de Patrimônio Cultural Brasileiro à Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por sua relevância como referência cultural e representatividade da vida rural, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou, por unanimidade, o registro da celebração religiosa como patrimônio imaterial.

Encontro da Juventude
Ainda neste sábado, a Juventude Missionária Redentorista (Jumire) promove, às 18h, a caminhada pela Avenida Constantino Xavier, na Via-Sacra, até a Igreja Santíssimo Redentor. Às 21h, os jovens se reunirão na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Santuário Basílica, para um luau com música e muito louvor ao Pai Eterno.

A Jumire está com tenda montada no pátio do Santuário, onde voluntários e colaboradores acolhem, entre 7h e 21h, os jovens que chegam à Capital da Fé de Goiás. Além da acolhida, o espaço expõe e vende artigos religiosos para manter os trabalhos da juventude.

Cineteatro
O Cineteatro Afipe também está com uma programação especial neste nono dia de Romaria. Às 10h, os trindadenses e romeiros puderam ver o filme “Santa Bárbara”. Às 15h30, terá apresentação do Coral da PUC-Goiás, com regência do Maestro Carlos Vitorino. Às 21h45, o Missionário Redentorista Pe. Natalino Martins fará um show apresentando as faixas do seu novo álbum “Em Tuas Mãos”, lançado no início do mês.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Afipe


Comentários