Seu Esmeraldo faleceu aos 82 anos nesta quinta-feira em Trindade

O velório está sendo realizado na Pax Silva da Alameda Wilson Torrano e o sepultamento acontecerá às 13 horas desta sexta-feira


Esmeraldo da Silva (18.12.1934 - 06.07.2017).


Trindade perdeu ontem mais uma de suas melhores referências dos últimos anos. Nascido em Martinésia, distrito do município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Esmeraldo da Silva faleceu nesta quinta-feira, na cidade em que viveu desde os anos de 1960 e construiu uma vida digna e respeitada. Personalidade importante na vida de Trindade, Seu Esmeraldo foi comerciante, proprietário da Joalheria Esmeralda, no Beco dos Aflitos, hoje Rua Coronel João Braz, no centro da cidade.

Seu Esmeraldo teve uma grande liderança no município onde foi vereador por vários mandatos e inclusive tendo sido presidente da Câmara Municipal de Trindade, bem como chegou ao cargo de vice-prefeito do município, na segunda gestão do prefeito Valdivino Chaves Guimarães. E a liderança política de Seu Esmeraldo passou para os filhos, Maria Aparecida da Silva, que também foi vereadora e presidente da Câmara Municipal (1997-1998). Esmeraldo da Silva Filho, atual secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos da prefeitura de Trindade é filho do Seu Esmeraldo.

Marcos Antônio Queiroz, falando sobre Seu Esmeraldo, diz que Trindade “foi sua terra e sua gente”, lembrando ainda um pouco da trajetória de ex-presidente do diretório do antigo MDB, depois PMDB, homem influente na cidade nos últimos 57 anos. O prefeito Jânio Darrot, em sua página no Facebook, registrou o falecimento de Seu Esmeraldo, mencionando seu papel destacado no município, pontuando as “relevantes funções que em muito contribuíram para o desenvolvimento de Trindade”. Claud Wagner Gonçalves Dias, procurador federal e ex-vereador de Trindade, “lamenta profundamente a passagem deste grande trindadense”.

Quem teve o privilégio de conviver com Seu Esmeraldo sabe tratar-se de uma pessoa que teve sua vida marcada pela generosidade e humildade, foi muito ligado à família, casado por 64 anos com a senhora Mirtes Pereira da Silva, com quem teve dois filhos, Esmeraldo da Silva Filho e Maria Aparecida da Silva.

Seu Esmeraldo deixa, além da viúva e os dois filhos, 5 netos e 6 bisnetos. Claro, uma legião de amigos e admiradores de seu legado de vida que neste momento participam do velório na Capela da Pax Silva, na Alameda Wilson Torrano. O sepultamento será realizado hoje (7), às 13h, no Cemitério Municipal, no mesmo local onde foram enterrados seus pais.


Comentários