A tragédia na educação: ausência da família na escola


Para nós professores, os alunos são passageiros em nossas rotinas. Seus filhos, serão seus para sempre

Professor Hélio Pinheiro: Família ausente na escola é tragédia. (Foto: Reprodução)



Antes de tudo, reforço que esse artigo é um artigo de opinião. Minha opinião. Você não é obrigado a concordar, mas lá no fundo, mesmo não querendo, vai me dar razão. Eu sempre digo, que a Escola, transfere conhecimento dos conteúdos programáticos para os alunos. A principal Educação tem que vir de casa, da família. Uma escola pode e deve ensinar de forma secundária, valores como disciplina, patriotismo, honra, ética etc. Porém, é papel e dever da família, educar seus filhos quanto a esses princípios.

Um professor de biologia, foi capacitado para ensinar aos estudantes as características das células, as relações ecológicas, os cruzamentos das ervilhas de Mendel, evolução de Darwin e outras coisas que estão programadas para serem executadas no decorrer do ano letivo. Esse mesmo professor, tem a obrigação de ofertar aulas empolgantes, metodologias inovadoras, aulas práticas e visitas técnicas. Por outro lado, o mesmo professor não tem obrigação de atender os mimos, caprichos e vaidades que foram ensinados dentro de casa pela família “moderna”.

É uma matemática fácil: Filhos são dos Pais, Alunos são dos Professores! Uma escola, perde muito tempo tentando fazer o papel dos pais ausentes (ou pais presentes e incompetentes), tentando ensinar valores que deveriam ter sido empregados na educação familiar.

Mas o que a escola deve fazer em uma sociedade que já está falida nesse sentido? Já vem sendo feito há muito tempo! A escola trabalha a importância da disciplina em sala de aula, tenta conscientizar o estudante sobre o respeito com o próximo, repreende o estudante que trata professores e seus colegas com desrespeito. Sejamos sinceros sobre o bullying que existe na escola, a essência da formação do mau caráter veio da escola ou dos primeiros valores aprendidos na vida (em casa)?

Uma família presente na escola, não permite a atuação de professores com ideologias político partidária, contaminando a formação dos jovens com o germe da alienação. Não tenho nada contra professores com linha de pensamento de esquerda, porém são mais úteis quando fazem seu papel em sala de aula, ou seja, dão aula. Admiro o professor da área de humanas, que tem sua opinião formada quanto seu posicionamento político partidário de esquerda, mas quando entra na sala de aula, canaliza esse radicalismo e rebeldia chequevariana, na formação crítica dos estudantes. O jovem precisa sim, aprender a debater e questionar.

É muito comum a transferência de responsabilidades entre família e escola. Isso é comum, porém trágico. Deve-se existir o entendimento de que as duas “instituições” são parceiras nesse trajeto, e o principal, se complementam.

A participação da família no ambiente escolar proporciona qualidade na formação dos estudantes. Eles se sentem existentes, encorajados e responsáveis por seus atos, que são vistos e valorizados de perto. A família não precisa estar dentro da escola todos os dias, mas no mínimo os pais devem acompanhar as anotações dos filhos, participar das reuniões de pais, seguir de perto os cadernos e atividades, conhecer quem são os colegas de seus filhos, isso seria um bom começo.

A rotina e jornada de trabalho dos pais e responsáveis pelos alunos podem comprometer essa presença na vida do estudante. Mas a família tem que ter prioridades. Se a prioridade é trabalhar e juntar dinheiro, trabalhe muito e junte bastante dinheiro, pois seus filhos criados pela escola e mal criados pelos pais, poderão precisar desse dinheiro no futuro. Delinquentes juvenis podem precisar de advogados bancados pelos pais.

Hoje, no dia dos professores, quero dar os parabéns aos pais e famílias presentes na escola. Você pai que participa da vida de seu filho na escola, que ensina sobre valores, respeito, disciplina e gratidão, terá uma grande chance de ter orgulho de seu filho na escola. Seu filho terá grandes chances de ser um bom cidadão, excelente profissional e extraordinário ser humano. Aos pais presentes, meus parabéns! Aos pais ausentes, temos feito nossa parte, mas lamentamos muito pelo destino e futuro de seu filho.

Para nós professores, os alunos são passageiros em nossas rotinas. Seus filhos, serão seus para sempre.


Professor Hélio Pinheiro de AndradeInstagram: @professorhelinho7


Comentários

Unknown disse…
Muito bom seu posicionamento, Prof. Helinho. Parabéns pelo texto e pelo Dia dos Professores.
Unknown disse…
PARABÉNS, Professor Helinho, pelo brilhante artigo e pelo Dia do Professor