Poda drástica de copas de árvores em Trindade


O serviço é realizado geralmente para combater doenças, pragas ou formar copa mais baixa

Árvores podadas drasticamente no centro de Trindade.


Dia desses transitava, à tarde, com o sol a todo vapor, pela rua Baldomero A. Fernandes, no centro de Trindade, quando me deparei com três árvores ostentando quase que apenas os respectivos troncos. Menos sombra para os pedestres, imaginei. E sim, levei um susto, pensando que aqueles vegetais estavam com os dias contados. Meus conhecimentos de botânica, jardinagem e que tais se igualam em profundidade ao que sei a respeito de física quântica. Ou seja, um nada total. Daí, busquei informações a respeito do assunto com o agrônomo Ricardo dos Santos Bezerra, profissional com 30 anos de bons serviços prestados ao agronegócio goiano, na região de Palmeiras de Goiás, sobretudo.

Ricardo Bezerra, no início da conversa já me colocou a par do nome daquele serviço, “poda drástica”. E o experiente agrônomo me falou ainda que “se faz isso aí quando tem algum problema de doença na planta, que não vai ter mais jeito de curar, porque não vai ficar batendo veneno e para formação de copa também. Só que isso aí não tem problema nenhum. A planta vai emitir vários galhos e vai formar uma copa novamente, mais saudável. Provavelmente, essa poda foi feita porque a árvore estava com muita doença nas folhas”. Profissional competente, concluiu sugerindo que eu fizesse contato com a pessoa que fez o serviço para obter dela a motivação da realização do serviço. “O correto mesmo é você entrar em contato com a pessoa que fez a poda da planta e saber porque ele fez. De repente, é por causa disso, por causa de alguma doença ou alguma praga que estava na planta e que não estava tendo como controlar ou então para fazer a copa ficar mais baixa, alguma coisa desse tipo”, sugeriu o agrônomo.

Seguindo, evidentemente, a orientação de um profissional da área, fiz contato com o Eléucio Rodigues (Ceguim), presidente da Agência Municipal de Serviços Públicos (AMSP), responsável pela poda de árvores em áreas públicas. Perguntei ao presidente se é de praxe o órgão solicitar orientação técnica quando vão podar árvores. “Solicitamos sempre uma avaliação e também uma autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Trindade”. E complementando sua explicação, o presidente ainda informou que “primeiro é feita a avaliação e depois é expedido o laudo com a autorização da poda ou retirada da árvore, com a motivação”. E o mais importante, o presidente informou que não foi a AMSP que realizou a poda das árvores em questão.


Comentários