Cães podem comer açúcar?


Veterinário diz que tipo de alimentos adocicados os cães podem consumir

Ilustração com imagem iStock.


Se o consumo desregrado de açúcar pode causar malefícios ao ser humano, o mesmo ocorre com os cães, como explica o médico veterinário das rações Naturalis, Marcello Machado: “O açúcar pode trazer inúmeros problemas, principalmente obesidade e a rejeição futura de alimentos adequados para a saúde do animal”. Mas os cães podem consumir doce? Sim, mas desde que seja de uma fonte natural.

Os tutores devem oferecer sabores adocicados para os cães, como frutas (mamão e maçã) e vegetais (cenoura e batata-doce). Esses ingredientes, inclusive, já fazem parte da composição de algumas rações, que já contêm a quantidade balanceada de nutrientes.

Marcello Machado explica também sobre o paladar dos cães, que possuem menos papilas gustativas do que o ser humano. Então, seu melhor amigo, não sente com tanta intensidade os sabores. “O homem tem nove mil papilas gustativas, enquanto que os cães têm, aproximadamente, 1.706 apenas”, finaliza o veterinário.

Outra dica do veterinário, é que os tutores não devem oferecer doces em barras, sejam caseiros ou industrializados, e, principalmente, chocolates! “O chocolate é tóxico para cães e gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos e diarreia”, afirma.

por Luís Ricardo Vieira


Comentários