Trindade avança na gestão das unidades escolares


Feliz Dia dos Professores e ressalto que a Câmara Municipal está de portas abertas para dialogar com todos

Vereador Jeann Carlos: Câmara Municipal aberta ao diálogo com todos.


Comemorar o Dia dos Professores é mais que especial. É comemorar anos e anos de lutas pela educação. Homens e mulheres que se dedicam continuadamente para a formação das futuras gerações, que compartilham com os pais a função de gerar um mundo mais justo e fraterno.

Não obstante as lutas pelos seus diretos, que é justa e necessária, os professores carregam em si uma satisfação imensa de poder transmitir conhecimento, o maior e mais precioso dom que existe, pois como dizia Cora Coralina: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

E como a figura do professor é emblemática e marcante na vida de todos nós. Aqui em Trindade, voltando nosso olhar para Educação Municipal, podemos perceber o quanto a educação avançou nos últimos anos, por meio do diálogo entre os gestores, formação dos conselhos de educação, mais estrutura de trabalho e avanços nas políticas pedagógicas e gestão das unidades escolares por meio dos diretores.

E é justamente sobre a gestão das unidades escolares que destaco nesta data importante. Desde 1991, que os diretores são escolhidos por meio de eleição direta secreta e direta, com algumas ressalvas e mudanças ao longo do tempo, porém é o que estabelece o Estatuto do Magistério.

Sobre as eleições para diretores, em comum acordo com o Conselho Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação, na Câmara Municipal foi aprovado, nesta última segunda-feira (14/10), por unanimidade, o Projeto de Lei 045/2019, que altera a Lei Municipal 556/1991 (Estatuto do Magistério), e estabelece que cada unidade escolar terá um diretor escolhido em eleição secreta e direta pela comunidade eleitoral, cujo mandato será de três anos, podendo ser reeleito.

Dessa forma, a lei passa a possibilitar que os novos diretores eleitos tenham mais tempo para planejar e executar suas ações e projetos pedagógico, evitando eleições em curto espaço de tempo, sem interromper a metodologia de trabalho. A alteração ainda dá a permissão ao atual diretor de se candidatar à reeleição.

Valeu a pena o diálogo com toda a categoria e que essas mudanças serão de grande valia para a educação municipal, que tem o governo municipal como grande aliado, dando todo o suporte necessário para a garantia da qualidade do ensino, aplicando com responsabilidade os recursos públicos. Desejo a todos os educadores um Feliz Dia dos Professores e ressalto que a Câmara Municipal está de portas abertas para dialogar com todos.



Jeann Carlos B. de Souza é vereador e presidente da Câmara Municipal de Trindade


Comentários

Parabéns vereador Jeann Carlos, esse modelo de gestão que você e sua equipe vem demostrando na presidência da Câmara dos vereadores, nos deixam orgulhosos com modernidade, transparecia e muito serviço prestado a população.
Continue assim 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾