Marinho Firmino completou hoje 86 anos


Dia de festa na família Firmino pelo aniversário do patriarca que se tornou uma boa referência de Trindade, no trabalho no comércio local

D. Geraldina e Seu Marinho, no aniversário de 86 anos dele. (Foto: Álbum de Família)



Hoje é dia de destacar um homem que já virou referência de Trindade. Marinho Firmino do Carmo, aquele que emprestou seu nome ao “Bar do Marinho”. Na verdade, é mais do que isso, é a alma daquele empreendimento, que está de portas abertas e, no mesmo local, desde 1968.

Neste domingo (27), o Seu Marinho está comemorando 86 anos de vida, bem vividos. Morrinhense de nascimento, Marinho Firmino se mudou com os pais e irmãos para a fazenda de seu avô, local hoje em dia conhecido como Firminópolis. Na verdade, naquela época, ainda não havia a cidade. O avô do Marinho, Manoel Firmino dos Santos, pagando uma promessa, doou parte da terra para a construção do povoado, nos anos de 1940, que depois sim acabou se transformando na cidade, batizada de Firminópolis (fundada em 7 de outubro de 1948) numa clara referência ao seu fundador.

E chegou um tempo em que o pai do Seu Marinho decidiu mudar-se para a cidade que estava surgindo com muita força, atraindo várias outras famílias (Araújo, Borges e Machado, dentre outras), e então comprou um bar na localidade. E a partir dali, Seu Marinho esteve junto do pai tocando aquele comércio.

Lá nos idos de 1961, Seu Marinho casou-se com Geraldina Amélia do Carmo, que é sua prima em primeiro grau. Foi em 1963 que Marinho e esposa vieram para Trindade (GO), tiveram os filhos Márcia Maria do Carmo Miranda e Divino Firmino do Carmo. E a família foi crescendo, chegaram duas netas (Letícia e Natanna), um neto (Arthur) e um bisneto (João Luiz).

Quando Seu Marinho e Dona Geraldina chegaram à Trindade dificuldades foram enfrentadas, superadas e para “ganhar a vida” adquiriu um bar (então chamado de “Bar Santa Lúcia”), atividade conhecida por ele, permanecendo, dessa forma, no ramo comercial. E vamos falar dos picolés sim, ora pois. Afinal, estão sõo produtos mais conhecidos, a marca do empreendimento que leva o nome de “Bar do Marinho”. Quem conhece Trindade ao falar em picolé, faz logo a relação com o picolé do “Bar do Marinho”. Sem exagero algum, eu juro.

Seu Marinho não se lembra exatamente de como aprendeu a fazer picolé, mas foi na época em que o pai comprou aquele bar em Firminópolis e lá deve ter aprendido os mistérios da arte de fazer picolé de palito com o antigo proprietário. Conhecedores mais próximos, sabem que o Seu Marinho não gosta muito de delegar funções no que diz respeito à produção dos picolés, que ele faz questão de realizar todas as etapas, da preparação, a “temperagem” (pegando este termo emprestado ao pessoal que trabalha com chocolate, se me permitem) dos sabores, dentre eles, os mais conhecidos, de coco queimado, de coalhada e de abacaxi, até o momento de colocar os palitos. Tudo é feito de forma artesanal e por isso não são envelopados, vale dizer.

Do alto de sua plena força e vigor dos 86 anos, Seu Marinho atende os clientes no balcão, pois gosta de estar ativo para trabalhar. Dia desses conversava com o professor Ali Kalil Ghamoum que destacava a disposição do Marinho em relação ao trabalho. “É incrível a disposição dele pelo trabalho, que merece todas as homenagens”, comentou comigo o professor.

Numa troca de mensagens com os filhos do Seu Marinho e da Dona Geraldina, ficamos sabendo que existe uma certa disposição em preservar esta bela história de vida e trabalho. “Nossa família é abençoada e está nas mãos de Deus, pois o futuro a Ele pertence”, eis aí o que a Márcia e o Divino nos disseram.

E para encerrar esta notinha, que deu muito gosto em escrever, ficam registrados os cumprimentos pelos 86 anos de vida do Seu Marinho e que o Divino Pai Eterno continue abençoando a ele e a família inteira.


Comentários