Hélio Pinheiro encerra gestão à frente da Atleca

Com eventos marcantes, presença forte no município e com terreno para sede própria, Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes agora será presidida por Ali Kalil Ghamoum

Dina Queiroz e Helinho Pinheiro. (Foto: Divulgação)


Mais um ciclo que se completa na Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes (Atleca). Após três anos como presidente, o biólogo e professor Hélio Pinheiro de Andrade agora “passa o bastão” para o educador físico e professor Ali Kalil Ghamoum. A eleição da nova diretoria executiva e a transmissão de cargo ocorreram durante reunião no último dia 16 de março, de maneira virtual.


O mandato do confrade Hélio Pinheiro foi marcado por grandes acontecimentos. Entre os mais relevantes estão as várias edições do Sarau da Alteca, o Concurso de Redação, Reuniões Ordinárias, sessões de cinema no Cine Clube Atleca, a tradicional Oferta de Flores, reforma da área externa da sede atual e construção do palco, formatação e construção do auditório, formatação e organização da biblioteca (a maior de Trindade, diga-se de passagem), confraternizações, reuniões on-line durante a pandemia, comemoração do aniversário da Academia, e para fechar a gestão, a entrega da belíssima Galeria de Ex-Presidentes.


Outros dois momentos marcantes na gestão do confrade foram a escrituração do terreno doado pela Prefeitura de Trindade para a construção da sede própria da Atleca, um sonho para os membros; e a emocionante homenagem ao imortal Cristiano Paulo Vaz, então vice-presidente da Academia, falecido no final de 2018.


Engajamento
Além disso, o presidente 2018-21 estabeleceu parcerias importantes com outros segmentos da sociedade, como a Câmara de Dirigentes Lojistas de Trindade, o Conselho Municipal de Turismo, o Rotary Club de Trindade, o Conselho Municipal de Saúde, a Faculdade Aphonsiano, a Faculdade União de Goyazes, o Conselho Municipal de Cultura, o Cineteatro Afipe, a Loja Maçônica João Braz e a Loja Maçônica Trindade 58, assim como empresas privadas e a Prefeitura de Trindade.


Helinho Pinheiro, como é carinhosamente chamado pelos amigos, trouxe uma gestão leve, alegre e responsável, traços de sua personalidade de liderança. O nome dele está marcado nos anais da Cultura trindadense e será muito bem lembrado pelas gerações vindouras. Com sentimento de dever cumprido, como ele mesmo disse na reunião de transmissão de cargo, entrega a Casa de Letras ao novo presidente Ali Kalil para uma gestão dinâmica rumo ao futuro. Ad Augusta Per Angusta.


Antonio Erasmo, jornalista e acadêmico


Comentários