Prefeito de Trindade adota escalonamento de funcionamento das atividades

O novo decreto entrará em vigor à meia-noite da segunda-feira (22)

Marden Jr, prefeito de Trindade. (Foto: Reprodução)


O prefeito de Trindade, Marden Jr (Patriota), anunciou no início da noite deste sábado (20), o Decreto nº 1.434, de 20/03/2021, instituindo o regime de escalonamento das atividades econômicas e não econômicas no município, que entrará em vigor à meia-noite da segunda-feira (22). A decisão foi tomada com base em nota técnica do Gabinete de Operações e Emergência em Saúde (GOE) e fruto de reuniões com representantes de diferentes segmentos econômicos do município, avisou o prefeito. Desse modo, Trindade segue caminho semelhante ao adotado por Aparecida de Goiânia. Foram criadas macrozonas, com quatro regiões, na cidade. As atividades permitidas poderão funcionar na segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, das 6h às 22h. Aos sábados, das 6h às 13. E detalhe, no sábado, a partir das 13h, na quarta-feira e no domingo, todas as atividades deverão estar suspensas.

Proibições
O decreto proíbe festas, eventos, inclusive familiares, sociais, mesmo em residências, tanto nas zonas urbana e rural. Também os bares, botecos, clubes, pesque-pagues, casas e salões de festas, boates, restaurantes com atendimento presencial ou qualquer estabelecimento que comercialize bebida alcoólica para consumo no local. Reuniões em áreas comuns de condomínios horizontais, verticais, loteamentos fechados e chácaras de recreio.

Permissões
São várias as atividades permitidas pelo novo decreto e é importante lembrar que o artigo segundo estabelece que este grupo não fica sujeito ao regime de escalonamento instituído pela medida anunciada neste sábado.

Serviços da Prefeitura
As atividades presenciais na Administração Pública Municipal permanecem suspensas, claro, com exceção das essenciais. Os estabelecimentos de ensino público do município funcionarão em regime de ensino remoto.

Veja o decreto
Dê um clique aqui, veja o decreto na íntegra e fique por dentro do regime de escalonamento, conheça as regiões criadas no município e também se informe direitinho a respeito do calendário de rodízio, tendo em mente que na quarta-feira, no domingo e no sábado a partir das 13h, as atividades não essenciais estarão fechadas.

Comentário
Falando na live do anúncio do novo decreto, Leonardo Izidório, chefe da Vigilância em Saúde, revelou que na testagem feita até agora, 30% das pessoas testadas dão resultado positivo, coisa de um mil indivíduos nesta situação. A população relaxou nos cuidados e os casos explodiram em Trindade. E essa percepção embasou a decisão pelo decreto, depois de muitas reuniões com diversos representantes de segmentos da economia local.

Vale lembrar que, até o momento Trindade contou 6.510 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 778 casos estão ativos, em tratamento. Foram registrados 233 óbitos causados pela doença. 22.914 pessoas foram testadas no município.

O fundamental numa situação dramática feito a atual é que a população participe do esforço. Se amplos setores continuarem ignorando as medidas que estão aí para promover o distanciamento social, a pandemia vai ficando entre nós, fazendo vítimas fatais sem dó nem piedade. Goiás tem 10.312 mortes pela Covid-19, só lembrando.

Comentários