Dia Mundial do AVC: Saúde na Praça alerta para sinais e diagnóstico rápido

Projeto do HGG acontece nesta quinta-feira, 26 de outubro, das 7h e 12h

Atenção aos sinais do AVC. (Foto: Reprodução/Internet)


Da Assessoria de Imprensa

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove na próxima quinta-feira, 26 de outubro, a próxima edição do mês do projeto Saúde na Praça. Em alusão ao Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), médicos neurologistas e equipe multidisciplinar estarão na Praça Abrão Rassi, localizada em frente à unidade, entre às 7h e 12h, para alertar a população sobre os riscos do AVC e as formas de prevenção. A ação oferece gratuitamente aferição de pressão e testes de glicemia para os participantes.

Além das orientações com os profissionais da área da saúde, as pessoas que forem até o local poderão aferir a pressão e realizar o teste de glicemia. A equipe de Fonoaudiologia informará sobre a reabilitação linguístico-cognitiva com um roleta com perguntas para os participantes. Na Fisioterapia, as orientações serão sobre coordenação motora e raciocínio com um circuito de exercícios. Já com a turma da Nutrição, os participantes serão alertados sobre os sintomas da doença, o uso de alimentos antioxidantes, alimentos calmantes, alterações de deglutição e ajuste da consistência alimentar. No teste do relógio, aplicado pela equipe de Psicologia, será observado a compreensão verbal, memória de curto-prazo e função executiva.

O médico neurologista, responsável pelo ambulatório de doença cerebral vascular do HGG, Marco Túlio Pedatella reforça que o AVC pode acometer pessoas de todas as faixas etárias. “É uma doença mais comum nos idosos, mas a gente tem visto um grande número de pacientes jovens tendo casos de AVC. Por conta disso, é preciso conscientizar a população. Principalmente para os fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol elevado, consumo de álcool, tabagismo e etc. Controlar esses fatores já ajuda a reduzir bastante o número de casos”, explica.

O AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. É importante ficar atento aos sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediato. Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: AVC isquêmico, que é o mais comum e representa 85% dos casos, e o AVC hemorrágico.

Os principais fatores que aumentam as chances de se desenvolver um AVC são: pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2, obesidade, tabagismo, uso excessivo de álcool, sedentarismo, histórico familiar, ser do sexo masculino, entre outros.

Serviço
Saúde na Praça - Dia Mundial do AVC
Data: 26 de outubro
Horário: 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG


Comentários