Lena Castello Branco (92) faleceu hoje, em Goiânia

Professora, intelectual e integrante de entidades ligadas à cultura estava internada em hospital de Goiânia desde ontem

Lena Castello Branco: 24/01/1931 - 23/10/2023. (Foto: Reprodução)


Recebemos a notícia da morte da professora Lena Castello Branco Ferreira de Freitas, aos 92 anos de idade, natural de Parnaíba (PI), mas radicada em Goiás há décadas. A nota foi publicada pelo jornal O Popular como informação obtida pela jornalista Cileide Alves que na semana passada inclusive entrevistou a intelectual que teve a família Caiado como objeto de estudo e esta foi a pauta da entrevista à repórter e colunista de veículos do Grupo Jaime Câmara, casos do Popular e da Rádio CBN Goiânia. Lena Castello Branco foi internada no Hospital Albert Einstein, em Goiânia, no domingo (22), para tratar de infecção, mas acabou não resistindo e falecendo na tarde desta segunda-feira (23).

Integrante da Academia Goiana de Letras (AGL), Lena Castello Branco, morou por vários anos em chácara no município de Trindade, desenvolveu fortes laços de amizade na “Capital da Fé”, e juntamente com seu esposo, o saudoso Floriano de Freitas Filho, integrava os quadros da Academia Trindadense de Letras, Artes e Ciências (ATLECA), cujo presidente Elton Rosa de Souza manifestou pesar diante do óbito da acadêmica. “Com forte sentimento de pesar fomos surpreendidos pelo falecimento de nossa confreira e externamos toda solidariedade aos familiares e amigos dessa grande intelectual, diante dessa perda irreparável”, declarou.

O Rotary Club de Trindade, pelo seu presidente Antonio Erasmo Queiroz Chaveiro, também divulgou nota a respeito do falecimento da professora Lena Castello Branco, que contava com confrades no clube de serviços. O presidente afirmou que “lamenta imensamente o falecimento da Professora Doutora Lena Castelo Branco Ferreira de Freitas, ocorrido nesta segunda-feira (23). Aos amigos, familiares e admiradores de sua obra fica o legado de uma vida dedicada à valorização da História, Cultura e das Letras”.

A família até o momento do fechamento dessa nota não divulgou locais e horários do velório e sepultamento. Assim que obtivermos tais informações atualizaremos este post. Seguem abaixo íntegras de notas de pesar publicadas por entidades.

O velório será realizado, nesta terça-feira (24/10), das 9h às 17h, no Cemitério Parque Memorial de Goiânia, onde o sepultamento acontecerá então às 17h. (Atualização às 8:46h, de 24/10/2023)


Notas de Pesar

A Academia Goiana de Letras, entristecida, com o falecimento da confreira Lena Castelo Branco Ferreira de Freitas, ocorrido ao final da manhã de hoje (23/10), manifesta nossos sentimentos de dor aos seus familiares e amigos. Informações sobre a realização do velório e sepultamento, logo mais serão disponibilizados.

José Ubirajara Galli Vieira

Presidente


É com profundo pesar que o Rotary Club de Trindade lamenta imensamente o falecimento da Profª. Dra. Lena Castelo Branco Ferreira de Freitas, ocorrido nesta segunda-feira, 23. Aos amigos, familiares e admiradores de sua obra fica o legado de uma vida dedicada à valorização da História, Cultura e das Letras. Em nosso clube, três rotarianos eram confrades de Dra. Lena na Academia Trindadense de Letras, Ciências e Artes: Elton Rosa, (presidente da entidade) Paulo Afonso Tavares (vice-presidente), e eu (diretor executivo). Estamos consternados com a notícia. É uma grande perda… nossos mais sinceros sentimentos.

Antonio Erasmo

Presidente do Rotary Club de Trindade


Comentários

Anônimo disse…
Que pena. A Cultura Trindadense, Goiana e Brasileira se torna mais pobre com o falecimento da Professora Lena Castelo Branco. Sincero pesar os familiares.