Vale a pena reajustar os salários dos servidores municipais e qualificar melhor esse pessoal.


Alair de Paula, editor do jornal Informativo Trindadense, deu notinha, em sua coluna na edição de Abril deste ano, na página 23, a respeito da falta de estímulo dos servidores da Prefeitura de Trindade, em razão dos baixos salários pagos. Opina o editor: “Acho que se o prefeito Jânio Darrot (PSDB) não melhorar o vencimento destes servidores mais humildes, o governador Marconi Perillo corre o risco de ter uma votação decepcionante nas próximas eleições em Trindade”.

Vale destacar que o IT é o principal veículo de comunicação de Trindade, que circula todo mês e lá se vão 20 anos seguidos. Eis uma façanha incrível do persistente Alair de Paula, que precisa ser reconhecida. Logo, o que vai publicado ali deve ser levado em conta pelos trindadenses e discutido também, é claro. Então, que os servidores municipais precisam ter seus salários reajustados, não há como discordar. O reparo no caso tem a ver com a motivação apresentada pelo editor do principal jornal da “Capital da fé”.

Não concordo que o prefeito Jânio Darrot (PSDB) consiga reajustar os salários do funcionalismo pensando na votação para a provável candidatura à reeleição do governador Marconi Perillo (PSDB). Isso não pode ser a motivação nem de longe. Aliás, se ficar comprovado uma coisa dessas, certamente poderá resultar em processo judicial contra o chefe do Executivo trindadense. Tem a ver com a utilização da máquina pública em benefício político desta ou daquela candidatura, o que sempre rende dor de cabeça para o autor da medida, lá no poder Judiciário.

Na verdade, a Prefeitura de Trindade precisa e muito é de capacitar melhor os servidores, em todas as áreas. Veja, neste sentido, a questão do trânsito. A “Capital da fé” não faz muito tempo seguia um ritmo lento, pacato mesmo. Ultimamente isso vem mudando a olhos vistos. O aumento da frota de veículos que circula pela cidade é perceptível a olho nu. E como as ruas da cidade geralmente são muito estreitas, há horários e determinados pontos (diante de escolas, vale lembrar) em que o fluxo de carros, motos, bicicletas e carroças puxadas por cavalos aumenta demais e ninguém é capaz de ver um agente da Agência Municipal de Trânsito (AMT) orientando o vai-e-vem dos veículos.

Mas não é só isso de orientar o fluxo do trânsito nos momentos em que ocorrem problemas. É necessário que a Prefeitura conte com pessoal tecnicamente capacitado para planejar o trânsito na cidade, estabelecendo as melhores rotas, pensando inclusive numa forma de, se não solucionar, ao menos atenuar a questão da escassez de vagas para se estacionar na região central da cidade, dentre outras necessidades. Isso, penso, está relacionado às atribuições que, espera-se, sejam desempenhadas pelo pessoal que atua na área.

Outro exemplo importante também está ligado à falta de engenheiros civis, elétricos, arquitetos também, no quadro de funcionários da Prefeitura. Trabalhar com pessoal comissionado em áreas técnicas assim, não é o melhor dos mundos, com certeza. Técnicos bem preparados em planejamento e gestão financeira, na questão ambiental e, claro, no serviço de Saúde, ouso acreditar, se trata de algo absolutamente imprescindível para os dias de hoje. E, de um modo geral, as Prefeituras deste Brasil “em que se plantando tudo dá”, não priorizam tanto essa formação de pessoal.

Por essas e outras razões é que defendo que sejam pagos os melhores salários possíveis para os servidores municipais. Até porque, um corpo técnico qualificado custa dinheiro sim. Se remunerar mal, dificilmente haverá profissionais interessados no serviço. Houve um momento em que se optou por passar os salários dos vereadores e secretários municipais para 10 mil reais. A justificativa para tanto foi justamente a necessidade de melhorar os salários que eram baixos demais. E penso mesmo que vale um esforço para reajustar os salários dos demais servidores públicos municipais de Trindade.


Comentários