Festas juninas começaram cedo em Trindade, no mês de maio.

Vista geral de uma Quadrilha em Campina Grande, PB.
É bem verdade que o mês de junho somente vai começar à meia-noite de amanhã, sábado (31). Até lá, portanto, estará em vigor o 5º mês do ano, conhecido por Maio, apelidado também de Mês das Mães, Mês das Noivas, dada a alta frequência que já se verificou de casamentos realizados nesta época do ano. Nunca soube muito bem o motivo dos namorados terem uma certa queda por se casar no mês de maio. Mas como sei muito pouco coisa nessa vida nem me preocupo tanto com isso não.

O interessante é que embora ainda estejamos no mês de maio, o pessoal resolveu antecipar as Festas Juninas aqui na “Capital da fé”. Nesta sexta-feira e amanhã, sábado, a cidade, exageremos um pouquinho, vai tremer por causa das festinhas realizadas em escolas ou mesmo pela comunidade, sob o tema daquelas musiquinhas simples e grudentas no ouvido da gente. Como é que se esquece esses versinhos aí ó: “Pula a fogueira, Iaiá. Pula fogueira, Ioiô. Cuidado para não se queimar. Pois essa fogueira já queimou o meu amor”. Ah, e o ritmo é tão envolvente, não é mesmo?

Então, é disso aí que estou falando. Já teve início a temporada de Festas Juninas em Trindade. Logo, pipoca, pé-de-moleque, quentão, mané pelado, milho cozido, pamonha, bolinho de milho, de fubá, canjicada, dentre outras inúmeras delícias típicas dessa época, vão estar doravante na ordem dia, melhor dizendo, principalmente da noite. Ia me esquecendo das fogueiras, dos foguetes e até daqueles traques que a meninada fica estourando no chão. Aquilo dá um trabalhão pra limpar, não é verdade? Mas a galerinha acha bom demais da conta ouvir os estalos e assustar os adultos com aquela barulhenta também.

Quem é de farra vai aproveitar o ensejo para continuar esvaziando latas e garrafas de todo jeito. O motivo é o de menos, não é segredo para seu ninguém. Tomara, no entanto, que haja moderação no levantamento de copos e que, pelo menos nos Dias dos Santos mais populares no Brasil, Goiás no meio também (13, Santo Antonio; 24, São João 29, São Pedro e São Paulo), os caras se lembrem de rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria enquanto o mastro com a bandeira do Santo é levantado. Eu disse o mastro com a bandeira, que fique bem entendido isso aí. Nos mais, boas festas!

Nossa, teremos a Copa do Mundo também... Ah, mais isso é outra coisa.


Comentários