Rotariano divulga associação que busca parceiros para doação à Fundação Rotária ligada ao Rotary International.

Joder Magalhães com Adriano Jorge, o palestrante
da noite, que recebeu certificado do Rotary de Trindade.
Adriano Jorge Souto é advogado, rotariano desde meados de 1989, associado ao Rotary Club de Brasília Centenário. Falamos aqui de alguém que foi governador do Distrito 4530, que congrega Rotary Clubes de vários municípios de Goiás, bem como o Distrito Federal e Tocantins, no ano 2009-2010. Atualmente, Adriano é presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, e esteve em missão no Rotary de Trindade na reunião desta quarta-feira (30).

O objetivo da visita do governador Adriano Jorge foi apresentar as linhas gerais de atuação da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF) aos rotarianos de Trindade e, claro, os convidados que participaram do encontro semanal da entidade. A ABTRF é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada para receber doações para a Fundação Rotária do Rotary International oriundas de pessoas jurídicas, informa Adriano Jorge.

O Rotary International foi fundado em fevereiro de 1905, e tornou-se uma organização formada por mais de 1,2 milhão de líderes, homens e mulheres que trabalham voluntariamente para melhorar as condições de vida nas comunidades onde está presente. Importante dizer que o Rotary International é parceiro da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da Organização Mundial de Saúde (OMS), além de desenvolver projetos nas áreas de educação, meio ambiente, saúde e resolução de conflitos.

Para se ter uma ideia das ocupações do Rotary International, vale dizer que essa entidade é a maior patrocinadora privada de bolsas de estudos do mundo. Se isso fosse pouco, convém salientar que se trata outrossim da principal organização não governamental que participa da campanha pela erradicação global da poliomielite (paralisia infantil), uma iniciativa exitosa que conseguiu reduzir o número de casos da doença em 99%, desde os anos de 1985, conforme dados oficiais.

No Brasil, o Rotary se faz presente em, mais ou menos, 2,4 mil comunidades em todas as regiões do país. A presença do Rotary é sentida tanto nas capitais como também nos municípios do interior, onde sempre exerce papel de destaque nas localidades, influenciando a vida da população, pois é considerado sempre um parceiro confiável, apolítico, cujos integrantes se mostram dispostos a trabalhar pelo combate incansável à pobreza, buscando assim promover a cidadania.

Quem possibilita a realização de ações humanitárias pelo Rotary é a Fundação Rotária (The Rotary Foundation), que por meio das doações recebidas dos rotarianos e seus parceiros segue cumprindo a missão traçada pelos idealizadores desta importante entidade, considerada como “o braço filantrópico do Rotary International”. Criada em 2004, a ABTRF constitui-se na ferramenta destinada à captação de doações junto às empresas, a fim de que as atividades e programas continuam sendo realizados.

Em linhas gerais, há benefício fiscal para as doações feitas para a ABTRF, pois as empresas que operam pelo lucro real podem lançar as doações, no valor de até 2% do lucro operacional, como despesa operacional, o que reduz a base de cálculo do imposto de renda. Mas a empresas que não se utilizam deste sistema também podem doar, que igualmente terão benefícios fiscais. Importante salientar que somente pessoas físicas podem fazer doações para a ABTRF. E detalhe, as doações realizadas à ABTRF são inteiramente utilizadas no financiamento de projetos dos Rotary Clubes brasileiros.

Mais informações podem ser obtidas no http://www.abtrf.org.br


Reconhecimento
A Fundação Rotária (The Rotary Foundation) instituiu o título Companheiro Paul Harris (principal fundador do Rotary International) a fim de reconhecer a importância do ato realizado pela pessoa que realiza doação no valor de 1,0 mil dólares acima. A comenda vem na forma de um certificado e um bottom entrega em momentos especiais nas reuniões dos Rotary Clubes, a fim de destacar mesmo o autor da doação.
Juliane Rodrigues fazendo a leitura do título
Paul Harris entregue a Joder Magalhães.

Na visita de Adriano Jorge ao Rotary de Trindade nesta quarta-feira (30) foi realizada a entrega do título de Companheiro Paul Harris a Joder Chaves Magalhães, presidente deste clube de serviços trindadense, claro, por ter sido feita a doação de 1,0 mil dólares ainda na ano passado, durante a conferência distrital dos rotarianos do Distrito 4530.

“É uma honra fazer esta entrega ao jovem presidência Joder como um reconhecimento pelo brilhante e grandioso trabalho que está sendo feito por ele em prol do Rotary e da Fundação Rotária”, afirmou Adriano Jorge, ao pedir que a rotariano Juliane Rodrigues fizesse a leitura do certificado e o passasse às mãos do homenageado.


Comentários

O bolog do Sergio Vieira tem sido fonte de boas informações sobre o Rotary, sobre a Fundação Rotária e sobre os seus Programas. Parabéns ao Sergio. O Texto acima demonstra o seu estilo de bom comunicador que conhece em profundidade a nossa Fundação Rotária que tem o propósito de fazer o Bem no Mundo. Obrigado, Sergio, pelo espaço que nos cede, que cede ao RC de Trindade. Para nós - Cleonice e eu - É sempre uma satisfação visitor Trindade.