Mais de 59 mil trabalhadores ainda não receberam o Abono Salarial


O Abono Salarial, exercício 2013/2014, ainda não foi sacado por 59.252 trabalhadores em Goiás



A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE/GO) alerta os trabalhadores, com direito a receber o Abono Salarial PIS/PASEP, e que ainda não sacaram o benefício, para procurarem uma agência da Caixa Econômica Federal, no caso do PIS, ou do Banco do Brasil, no caso do PASEP, para efetuar o saque no valor de R$ 724,00.

Abono Salarial, exercício 2013/2014, ainda não foi sacado por 59.252 trabalhadores em Goiás, o que significa que mais de 42 milhões estão à disposição do trabalhador goiano. Na região Centro-Oeste, 207.567 trabalhadores ainda não sacaram o benefício.

Abono Salarial é um benefício, no valor de um salário mínimo anual, assegurado aos empregados que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS ou para o PASEP.

Segundo o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites, o trabalhador tem até o dia 30/06/2014 para realizar o saque, caso contrário perderá o beneficio. “O Ministério do Trabalho encaminha correspondência para os beneficiados, mas alguns não são localizados. Sabe-se que trabalhadores podem estar em dificuldades financeiras e desconhecem que há dinheiro aguardado por eles”, firmou Bites.

Tem direito a receber o benefício quem trabalhou com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior, recebendo, em média, até dois salários mínimos. Além disso, o trabalhador também precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos (desde 2008, no mínimo) e ter tido sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2011).

Os trabalhadores inscritos no PIS, que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada, também podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou PASEP.


Elizabeth Venâncio, Chefe do Serviço de Comunicação Social
da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás


Comentários