Comércio de Trindade está se concentrando na Avenida Manoel Monteiro. O poder público municipal está gerenciando este movimento?

Nova loja da Flávio's Calçados na Avenida
Manoel Monteiro: Local preferido para os principais
estabelecimentos comerciais da cidade.
Desde que as Casas Bahia abriram loja em Trindade, na Avenida Manoel Monteiro, o comércio na cidade está se intensificando naquela via, principalmente no trecho entre a Avenida Raimundo de Aquino e a rotatória que fica diante do prédio onde funcionava o Vapt-Vupt, na Rua 11, para onde estão se transferindo ou mesmo abrindo filiais, algumas das principais redes de comércio de produtos eletroeletrônicos, móveis, roupas, dentre outros.

Passando pela Avenida Manoel Monteiro, no trecho mencionado, o consumidor dá de cara com lojas da rede Fujioka, Novo Mundo, Jean Darrot, Road Cat, Boticário, Tok Final Calçados, EletroSom, Drogaria Santa Marta e a partir desta segunda-feira (5), a Flávio's Calçados. Se o sujeito quer porque quer comprar um pisante novo, vai encontrar outras lojas como a Rival Calçados, na Avenida Dr. Irany Ferreira, a Pisa Calçados e a Santana Calçados na Avenida Moisés Batista. Tudo isso aí no centro da “Capital da fé”.

É interessante notar que essa movimentação toda tem a ver mesmo com os agentes econômicos buscando mercado novo ou simplesmente de reposicionando em vista de uma localização melhor. A Avenida Dr. Irany Ferreira, também chamada de Avenida do Comércio, é aquela onde está a Igreja Matriz e, lá em cima do morro, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A via é estreita para uma avenida de duas pistas, diante do incremento do fluxo de veículos de hoje em dia. É preciso encontrar outros locais, não há como negar.

Na Avenida do Comércio é quase que impossível estacionar. O motorista tem que dar uma sorte tremenda para encontrar um vaga durante o horário de funcionamento das casas comerciais, ou seja, das 8h às 18h. Mudar para a Avenida Manoel Monteiro, com mais espaço, deveria resolver este problema, penso que houve gente imaginando tal mudança como solução para a falta de vagas de estacionamento. Ledo engano, internautas.

A Avenida Manoel Monteiro, no trecho já referenciado, para onde está migrando os principais agentes comerciais da cidade, também dá sinais de saturação no quesito inexistência de vagas para estacionamento. Os proprietários ou locatários dos imóveis rebaixam os meio-fios das calçadas, a Prefeitura de Trindade parece não ter atuação alguma como agente neste, digamos, fenômeno que está em curso na “Capital da fé”, que é o incremento do comércio local ao longo da Avenida Manoel Monteiro.

Convém que as autoridades municipais comecem a atuar de forma um pouco mais visível para os cidadãos comuns, no tocante ao planejamento deste crescimento do comércio local, algo extremamente bem-vindo, pois é daí que surgem mais receitas tributárias, mais empregos também. Mas alguém há de querer saber como é que vai ficar a questão do estacionamento na região central da cidade. As empresas vão chegando, comprando residências e transformando os lugares em pontos comerciais mas ninguém dá pinta de estar pensando na intensificação da prestação de serviços como coleta de lixo, limpeza, manutenção da iluminação pública, vagas para se estacionar, que certamente decorrerá disso que está acontecendo.

A Prefeitura não pode apenas expedir alvará de funcionamento, acho eu, considerando tão somente as instalações prediais, se estão dentro dos conformes, principalmente em questões como segurança e padrões de higiene e limpeza, por exemplo. Penso que o poder público deveria considerar também aspectos como esse já mencionado da inexistência de vagas para se estacionar na região, bem como o trânsito que acaba intensificando no local. É de se comemorar o crescimento da cidade, mas é recomendável também que isso aconteça com um mínimo de planejamento por parte do poder público municipal.


Comentários