Divino Pai Eterno, Trindade está ficando sem água!

Crise hídrica inédita pode até levar o prefeito a decretar calamidade pública em Trindade



Trindade: Montagem de fotos do Córrego Arrozal que está secando.


Baixa vazão do Córrego Arrozal neste período de estiagem, aliado ao elevado consumo de água, sobretudo por produtores rurais, aliado ao fato de que as famílias parece enfrentarem dificuldades para diminuir a utilização de água no dia a dia, definem a atual conjuntura de uma inédita crise hídrica (eufemismo para não dizer seca) que pode levar o prefeito de Trindade a decretar calamidade pública no município em razão da escassez de água.

Previsão de chuva mais confiável para a "Capital da Fé" aponta para possível precipitação somente lá pelo início do mês de outubro, ou seja, daqui a nove dias ainda. Já existem, convém lembrar, até correntes de orações pedindo chuva, circulando em grupos no Whats App. O caso é sério e preocupa a todos, não dá para negar. Se bem que nesta sexta-feira o céu amanheceu cinzento, animando os trindadenses que estão ansiosos por verem água caindo do firmamento.

Em nota divulgada na segunda-feira (18), a Prefeitura afirmou que “acabou a água” no Córrego Arrozal, “que praticamente secou” e a Saneago enfrenta “enorme dificuldade para abastecer” os lares nos bairros mais elevados da cidade. Por conta disso, diversos moradores reclamam bastante que a falta de água tornou-se uma indesejável rotina nas últimas semanas.

A equipe do prefeito municipal está trabalhando na busca de informações técnicas a fim de subsidiar a decisão de decretar calamidade pública, o que pode facilitar a adoção de medidas paliativas principalmente no tocante à contratação de caminhões pipa com o objetivo de abastecer prioritariamente hospitais, escolas e demais logradouros públicos, dispensando o cumprimento rotineiro aplicável nas contratações por meio de licitações, por exemplo.

Nos bastidores da política percebe-se uma certa "pressão muito grande para que Trindade seja integrada urgentemente ao sistema do Ribeirão João Leite e, neste sentido, a decretação de calamidade pública pode ajudar", ouvi de uma fonte ligada à Administração local. Essa medida é o que seria capaz de normalizar o abastecimento de água na cidade.

Até o fechamento desta notinha não havia sido anunciada nenhuma decisão mais concreta da administração municipal a respeito dessa possível decretação de calamidade pública em Trindade.

Saneago
Por e-mail, fizemos contato com a Saneamento de Goiás S/A (Saneago), no dia 15 de setembro e reiteramos a mensagem no dia 19, tentando obter algumas respostas, mas o pessoal lá é muito seletivo e não repassa informação para qualquer um não, apenas para os bons e chegados da turma.

As perguntas encaminhadas à assessoria de imprensa da Saneago e que acabaram sem respostas até agora são essas que seguem abaixo:

O Córrego Arrozal está com pequena vazão, quais medidas foram adotadas para garantir a continuidade normal do fornecimento de água na cidade?

Alguns bairros em áreas mais elevadas de Trindade (Sul e Redenção) há moradores reclamando de falta de água, isso procede?

Parte de Trindade é abastecida pela água captada no Córrego Arrozal, conforme foi noticiado por vocês, qual é essa a proporção em relação ao total?

A outra parte é abastecida com água do sistema João Leite?

Ao longo do Córrego Arrozal existem captações de água por indústrias ou produtores rurais? Se sim, isso tem autorização legal?


Fotos: Reprodução de fotos divulgadas no Whats App.



Comentários