Córrego Arrozal: Que tal retirar a lama da represa para aumentar a capacidade de armazenamento?

Se nada for feito, quando vierem as chuvas a bacia da represa vai ter água, mas com um volume pequeno, porque está rasa.


Represa do Córrego Arrozal onde a Saneago capta água em Trindade.


E na ordem do dia em Trindade continua em destaque a questão da água, claro. Quem entende um pouco do riscado chega a afirmar que por aqui mesmo o “problema já está sem solução”. Afinal de contas, o Córrego Arrozal velho de guerra, de tanto ser maltratado, com as margens totalmente desmatadas, inclusive na represa onde a Saneamento de Goiás S/A (Saneago) faz a captação para o tratamento e distribuição de água, árvore em volta é o que menos se tem. É que os donos de terras costumam agir como se água fosse algo semelhante à estupidez humana, ou seja, um “recurso” que não acaba jamais. Parece, no entanto que quem pensa assim não está muito certo não, senhor.

A atual situação é crítica e inédita a um só tempo. No entanto, a hora é de fazer alguma coisa, nem pensar ficar de braços cruzados esperando que as chuvas sejam abundantes o suficiente para encher a represa e todo mundo ficar feliz consumindo água como sempre. Talvez seja o momento da Saneago, em ação conjunta com a Prefeitura de Trindade, sei lá, limparem o fundo da represa com o objetivo justamente de aumentar a capacidade de acumular água quando chover. As imagens do local mostram que não deve ser muito difícil retirar a lama do fundo onde a represa está assoreada para que, dessa forma, aquela bacia tenha suas dimensões expandidas e assim conter em seus limites um maior volume de água.

Se nada for feito neste sentido, é bem possível que chova bastante, aumente a quantidade de água no Córrego Arrozal (tomara, Deus, tomara!), evidentemente, mas o volume total tenderá a ser pequeno porque a represa está rasa demais, com muita lama depositada no fundo. Veja a foto acima e, dizem, uma imagem fala mais do que mil palavras… Fica essa sugestão para os técnicos da área pensarem e, desde já, adianto que a ideia não é deste blogueiro, mas de uma fonte que prefere não ter o nome revelado. É isso aí, mais não digo nem me foi perguntado.


Comentários