Trindade: Seduce não foi consultada sobre a transformação de Colégios Estaduais em Colégios Militares

No site da Assembleia Legislativa a proposta está na fase de segunda discussão e votação


Colégio Estadual Divino Pai Eterno pode se tornar em breve Colégio Militar.



O processo nº 2017003448 que trata das emendas aditivas propostas pelo deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) transformando os Colégios Estaduais Divino Pai Eterno (Vila Pai Eterno) e Alfa Ômega (Jardim Ipanema), em Trindade, em Colégios Militares, segue sua tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) e no site da Casa a informação é a de que o projeto está em fase de 2ª discussão e votação.

Ficamos curiosos para saber como é que um parlamentar decide por transformar este ou aquele Colégio Estadual em Colégio Militar, ao invés de um outro estabelecimento de ensino qualquer. A iniciativa da medida em tela, evidentemente, é 100% política, mas deveria ter na base informações, recomendações técnicas da autoridade em Educação do Governo. Isso tem a ver com critérios observados para se decidir, é claro. Por essas e outras imaginamos que teria sido interessante, lógico até, que houvesse a manifestação da Secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE).

Fizemos então contato, via e-mail, com a SEDUCE com o objetivo de saber se os deputados fizeram alguma consulta para decidir propor a transformação dos colégios mencionados acima em Colégios Militares. Veja a resposta: “A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte informa que não foi consultada ou participou da elaboração da proposta de transformação dos Colégios Estaduais Divino Pai Eterno e Alfa Ômega, em Trindade, em Colégios Militares, e não tem conhecimento da tramitação na Assembleia Legislativa”.

Pela informação no parágrafo anterior, os deputados resolveram interferir na estrutura da rede de ensino público de Goiás e, para tanto, ignoraram a SEDUCE. Antes de terminar, encaminhamos e-mail ao deputado Francisco Oliveira (PSDB), líder do Governo na ALEGO, mas até o momento em que fechamos esta notinha, não obtivemos retorno. Pois é, pois é, pois é.

Crédito da imagem: Reprodução de foto do IBGE.


Comentários

Unknown disse…
Estudei no Pai Eterno. Era um ótimo colégio. Dirigido por uma freira que até cascudos nos dava 😂😂 Foi muito bom 🌺