Convém cuidar melhor do patrimônio público.

E assim o prédio onde funcionava a Delegacia de Polícia
Civil de Trindade vai desaparecendo no desmazelo.
Por muitos anos, não sei dizer ao certo por quanto tempo, mas foi aí no que restou do prédio mostrado nesta foto que funcionou a Delegacia de Polícia Civil de Trindade e a cadeia também, onde ficavam presos alguns detentos. É claro que o local não era apropriado para tal finalidade, mas a estrutura da Segurança Pública deixa a desejar, parece, onde quer que se vá neste Brasil de meu Deus.

Se se fala em presídios neste país “em que se plantando tudo dá”, logo vem à mente um lugar inóspito, na verdade pardieiros, em sua maioria, onde não devia estar gente viva, mas o Estado vai amontoando pessoas em espaço onde caberia 10, são colocados 40 criaturas humanas. Com isso vem a degradação de toda espécie, e o lugar que deveria ser utilizado para, digamos, recuperar alguém que cometeu um crime, termina na verdade piorando ainda mais o sujeito. É a tal da faculdade do crime, né?

As Delegacias de Polícia no Brasil também não costumam funcionar em locais adequados à finalidade precípua do negócio, vale dizer. Sabe que não me recordo de ver ou ouvir falar da inauguração de um prédio construído para este fim, abrigar uma Delegacia de Polícia? Aliás, até li algo a respeito da inauguração de um prédio para funcionar como Delegacia, mas o Estado não conseguiu disponibilizar o pessoal, agentes e o delegado. Logo, o prédio ficou meio que sem função antes mesmo de ser inaugurado.

É, este caso aconteceu mesmo em Vianópolis, cidade a 92 quilômetros de Goiânia, no ano passado. A população local decidiu, por conta própria, construir um prédio para ser a Delegacia de Polícia Civil. A coisa custou ao redor de 150 mil reais, contando com mão de obra voluntária e material recebido em doação. No entanto, a parte do Governo era instalar de fato a unidade com agentes e delegado. A coisa não ocorreu bem assim, como mostra a matéria publicada na época. Dê um click aqui e fique por dentro ~> http://migre.me/iY78P

Bem, mas voltando ao início, o fato é que a Delegacia de Polícia de Trindade funcionou muito tempo mal instalada, é verdade. Agora mudou para outro endereço, mas continua não sendo em local adequado, ouso dizer. E o prédio onde funcionava a Delegacia, agora em ruínas, faz a gente pensar no porquê o poder público acaba sendo tão negligente assim com seu patrimônio. Como os agentes públicos não conseguem zelar efetivamente do patrimônio do Estado? É tudo um mistério.

A localização deste prédio abandonado, sem telhado, paredes expostas, e que se nada for feito a tempo, logo, logo, tudo virá abaixo, é excelente. Bem no centro da cidade, diante de uma Praça novinha em folha, este espaço poderia receber um prédio novo para ser sede de algum órgão público ou, sabe-se lá, ter outra destinação que não seja o atual abandono da atualidade. A gente até fica se perguntando se aquilo lá tem dono de verdade.

No mínimo este patrimônio público merece ser melhor cuidado, seja pela Prefeitura, seja pelo Governo estadual ou pela própria Paróquia de Trindade, pois há quem diga tratar-se de terreno que pertence à Igreja. Não importa quem é o proprietário, mas sim que este apareça e cuide melhor daquele espaço, não é verdade? A própria Prefeitura funciona em tantos pontos diferentes da cidade, pagando aluguéis de imóveis, caso seja a dona do imóvel porque não cuidar do seu patrimônio? É isso aí!


Comentários