Goianão não teve aquele brilho, mas o Atlético levou o título de campeão.


E no domingo passado (13) terminou o Campeonato Goiano de Futebol 2014. Na última partida da final, entre Goiás e Atlético, deu Dragão conquistando o título de Campeão Goiano. Todo mundo está sabendo disso, não é novidade nenhuma, vale dizer. Aos 48 minutos do 2º tempo, o zagueiro Lino, desviou de cabeça o escanteio cobrando por Jorginho, fazendo Goiás 0 X 1 Atlético.

O time de Campinas pôs água na fervura do Goiás, um pouco antes, é bom não esquecer. Aos 9 minutos da etapa complementar, chamada também de 2º tempo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti para o Goiás, pois Artur do Atlético interceptou um cruzamento com o braço. Isso não pode nem fora da área. Pior que o jogador atleticano estava dentro da área. Aí não tem choro nem vela, é pênalti mesmo. A torcida esmeraldina se preparou para soltar o grito de “É campeão”, pois Araújo, um dos artilheiros da competição partiu para a cobrança.

Os 23.197 torcedores que pagaram ingresso para assistir à finalíssima do Campeonato e produziram uma renda do tamanho de R$ 277.930,00, prenderam a respiração uns; outros não chegaram a tanto, mas ficaram tensos. Os esmeraldinos tinham motivos para pensar positivamente e até vislumbrar a rede balançando naquele que deveria ser o gol da vitória e do título do Goianão 2014 para o Goiás. É, mas os atleticanos têm o goleiro Márcio, sempre presente nos momentos mais importantes da recente história da equipe. Soprado o apito, eis que Araújo frustrou sua torcida. O atacante bateu mal, facilitando a vida do goleiro Márcio que defendeu a penalidade máxima. Mau presságio para a torcida do Goiás.

E pensar que o Araújo, com 9 gols marcados no campeonato, terminou empatado com Nonato (Goianésia) e Júnior Viçosa (Atlético) na artilharia, se tivesse assinalado aquele pênalti, o atacante do Goiás teria se isolado como o artilheiro da competição. No poema do Drummond havia uma pedra no meio do caminho; no jogo de ontem, havia o goleiro Márcio para o Araújo. E Márcio foi intransponível. E vale lembrar que a média de gols por partida ficou em 2,35, nos 76 jogos realizados, tendo sido marcados no total 179 gols, segundo a estatística do campeonato, produzida por Roberto Sampaio, da Coordenadoria Técnica da Federação Goiana de Futebol (FGF). Se lhe apetecer pode dar uma conferida nos demais números neste link aqui ó! ~> http://zip.net/bxm6Ym

Assisti ao primeiro tempo da partida pela televisão e não gostei. Achei muito sem graça. Pensei que era melhor sair para uma caminhada, cuidar da saúde e coisa e tal. Gosto de futebol, mas de qualquer tipo de jogo nem pensar. Saí pelas ruas de Trindade, caminhei pelo percurso que normalmente faço quase que diariamente e estranhei o fato de não ouvir foguete nem manifestação típica de torcedor diante da televisão. Mas não liguei muita importância a isso não. Ao retornar a minha casa foi que fiquei sabendo da façanha atleticana em cima do Goiás. Fazer o que, né? Futebol é mesmo uma caixinha de surpresas...

Agora, uma coisa é interesse salientar, não apenas eu, mas um monte de outras pessoas também não se encantaram com o Campeonato Goiano de Futebol 2014. Os números finais da competição mostram que o total de público pagante foi de 197.088 pessoas. A média de público pagante ficou em 2.663 torcedores. Segundo cálculos do Roberto Sampaio, a quantidade de torcedores nos estádios sofreu um tombo de 40,13% em relação ao campeonato de 2013. Quer dizer, a torcida resolveu comparecer menos aos jogos do Goianão 2014. O pessoal deve ter lá o seu motivo. Sei de mim que achei este campeonato muito água com açúcar desde o início. Tomara que em 2015 o nível técnico das equipes melhore e a gente possa se interessar mais pela disputa.

Não deixa de ser estranho um time perder apenas uma partida durante toda a competição e perder o título. Mas ninguém pode reclamar. Afinal de contas, o regulamento é discutido e aprovado por todos que decidem participar da competição. E no mais, parabéns ao Dragão! E tenho dito!


Comentários