Esmola *

Pe. Luiz Augusto: Na luta pela vida.
Meu irmão, minha irmã, neste tempo de quaresma, temos alguns compromissos específicos para serem concretizados: jejum, esmola e oração.

ESMOLA: Desapego, partilha, compromisso com o irmão, ou seja, é muito mais do que a prática fez se tornar uma regra, como, por exemplo, no semáforo, doar algumas moedinhas para alguém que muitas vezes nos incomoda. Esmola é uma atitude de amor a Deus e ao próximo: “Estive com fome e me deste de comer”. Fico impressionado ao perceber como esse gesto é necessário e urgente entre nós, ainda que pareça tão pequeno e de tão pouco alcance.

Quinta-feira, 18:30h, depois de ter atendido, pelo menos, umas vinte pessoas, dentre elas uma mãe com três crianças e grávida do quarto filho, que desde criança viveu pelas ruas e, com apenas quatorze anos, teve o seu primeiro filho. Ela não tem mãe, irmãos, ninguém para ampará-la e orientá-la. O que ela escuta de todos é isto: você não pode ter filhos! Você é louca! Realmente, eu acredito que ela seja louca, porque, apesar de ser ainda tão criança e, às vezes, tão sem juízo, não abandona os seus filhos.

Chego à conclusão de que é preciso ter a mesma atitude de Jesus, que assumiu o compromisso de alimentar a multidão, ainda que pareça não ser nossa obrigação. Eu acho que até agora você não está entendendo nada e até se perguntando o que isso tem a ver com esmola? E eu lhe digo que é a oportunidade para viver bem a proposta de Deus, ajudando-nos a dar alimento para tantas famílias como essa: leite, carne, frutas e também a sua presença. Ah! Atendi também alguns casais em desespero que não têm nada em casa para dar aos seus filhos. E olha que são gente boa!

Assuma conosco este compromisso de fazer acontecer a Páscoa na vida de, pelo menos, algumas famílias que batem à nossa porta, como aconteceu hoje e acontece todos os dias. Com toda tranquilidade e amor receberemos a sua esmola, da maneira que você puder fazer. Se for possível, comece a exercitar, através da esmola, o seu juízo final: Mt 25, 31-45.

Sempre estaremos juntos na luta pela vida. Quero lembrar ainda que, nesta tarde, alguns servidores do Complexo Penitenciário bateram à nossa porta pedindo socorro e, em seu nome, assumimos também esse compromisso: sabonete, creme dental, roupas e visitas de orações. Vou parar por aqui para que você não se assuste, mas esta missão é nossa.

Com as bênçãos do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Padre Luiz Augusto


(*) Mensagem de autoria do Padre Luiz Augusto, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus [http://www.santateresinhago.com.br], em Aparecida de Goiânia, foi distribuída ao final das missas celebradas neste Domingo de Ramos, quando os católicos fazem uma reflexão sobre o momento em que Jesus entrou em Jerusalém.


Comentários