Final de campeonato sem muito brilho


E o Goianão 2014 chegou agora a sua finalíssima. No domingo (13), no Estádio Serra Dourada, a partir das 16h, será a hora da gata parir, como se diz. O Goiás e Atlético farão neste fim de semana a segunda partida, lembrando que a equipe esmeraldina continua com a vantagem do empate. Ficou num sem graça zero a zero no primeiro jogo, ontem (6). Agora basta repetir essa tristeza de placar e pegar a taça e levá-la para a sede, na Serrinha.

Assisti ao primeiro tempo da primeira partida da final do campeonato goiano pela TV Anhanguera e achei os comentários do Cacau, do próprio narrador, além do Túlio, convidado, soando meio que forçados demais, tentando valorizar o jogo. Olha, futebol sem gols não dá para engolir, uái. O objetivo dessa prática esportiva é justamente essa, marcar gol, botar a “gorduchinha” (A benção, Osmar Santos!) lá no fundo da rede do gol. Não se trata apenas de um detalhe, como certa vez um renomado técnico brasileiro afirmou sobre o gol. Eu penso, né?

Na verdade, o Goiás sobrou neste campeonato. Fez uma campanha muito superior aos demais concorrentes, uma covardia tentar qualquer comparação com os outros times. No entanto, bastou iniciar sua participação na Copa do Brasil, um torneio nacional, para se comprovar que a qualidade técnica do time não é lá essas coisas todas. É preciso melhorar bastante para evitar fazer papel de mero participante despreparado para a competição. Já para o futebol goiano, o time da Serrinha é o tal sim, senhor.

E coisa também estranha é a decisão de dirigentes de clubes por realizar partidas decisivas de títulos cobrando aos torcedores preços elevados demais. Ora, basta notar que o espetáculo dentro das quatro linhas não tem sido, digamos, uma “Brastemp” para se ter clara a noção de que convém, neste caso, baixar a bola. Outra coisa realmente importante em qualquer partida, inclusive e principalmente nas peladas do que já se chamou de várzea, é haver torcedores assistindo à peleja de 11 contra 11 dentro de campo. Quer dizer, vale mesmo a pena pensar em botar preços mais realistas, condizentes com o atual nível técnico do futebol goiano, para que talvez assim a torcida de Goiás e Atlético compareça ao Serra Dourada, lotando o estádio.

Se os jogadores colaborarem dentro de campo e os torcedores comparecerem ao Serra para realmente prestigiar as equipes, torcer de verdade, sem partir para a irracionalidade da agressão física gratuita, da briga à base de paus e pedras, dentre outras armas também, olha que pelo menos poderá existir algum brilho nesta final de campeonato goiano que foi, para mim, algo apagado desde o início. Ou seja, continuo torcendo pelo futebol de Goiás.


Comentários