Muita calma nessa hora, senhoras e senhores trindadenses

Hélio Braz, vereador e presidente da Câmara Municipal de Trindade, demonstra serenidade e torce pela permanência do atual prefeito no comando do poder Executivo trindadense


Vereador Hélio Braz: Torcendo pela permanência do prefeito.


Talvez seja exagero dizer que todos os olhos dos observadores da cena política de Trindade, neste momento, estejam sobre o vereador Hélio Braz (PSDB), presidente da Câmara Municipal. No entanto, provavelmente muitos analistas dos bastidores políticos da “Capital da Fé” estejam sim acompanhando a movimentação deste personagem importante do município, pois trata-se de alguém na linha de sucessão do poder. Havendo impedimento do prefeito, assume o vice. Se este não pode assumir, eis que o presidente do Legislativo municipal é chamado.

Imagino que o ilustre internauta, que vez por outra visita este espaço, já percebeu o motivo desse falatório inicial em torno do presidente da Câmara Municipal de Trindade. Claro, tudo a ver com o fato do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estar às voltas com o julgamento de recurso do Ministério Público Estadual (MPE) que, sendo aprovado, poderá resultar na cassação da chapa puro sangue tucana Jânio Darrot/Gleysson Cabriny que disputou e venceu as eleições para prefeito e vice, em 5 de outubro do ano passado. Vale lembrar que o relator da matéria, juiz Abel Cardoso Morais já apresentou seu voto pela cassação, mais multa, no que foi seguido pelo juiz Fabiano Abel de Aragão Fernandes. O julgamento está suspenso em razão de pedido de vista do juiz Luciano Mtanio Hanna.

Contextualizando essa coisa toda, conversei nesta sexta-feira (2) com o vereador Hélio Braz sobre o atual contexto político diante do que está dito acima e percebi nele uma calma e bom senso extremamente bem-vindos, recomendados até para se enfrentar momentos críticos feito este pelo qual Trindade está passando agora. “Não posso e não vou embarcar nesse oba-oba, pois tenho responsabilidades com o povo de Trindade, estou trabalhando normalmente na Câmara Municipal e fico triste pelo que está acontecendo, pois temos um dos melhores prefeitos do Brasil, que está com este problema. Espero que o Jânio continue na prefeitura e fazendo o bom trabalho que tem realizado”, avaliou Hélio Braz.

Perguntei a ele como é estar no meio de um acontecimento desses que pode dar um tranco na política local e ouvi dele o seguinte: “O bom nisso é ter meu nome como político em evidência, mas só isso. Sei das minhas responsabilidades, estou evitando conversas neste sentido, porque qualquer mudança agora não será bom para Trindade. Bom mesmo é se o prefeito for absolvido e permanecer trabalhando como tem feito. Inclusive eu e quase todos os vereadores visitamos o Jânio e o Cabriny para levar nossa solidariedade a eles”, comentou.

Se existe uma frase para ser dita e repetida na “Capital da Fé” por esses dias, imagino que “muita calma nessa hora”, viria bem a calhar. Vale a torcida pela serenidade dos políticos de Trindade em geral, especialmente por parte do presidente do Legislativo Municipal, o que é muito bacana, recomendável, até mesmo porque não há nada definido ainda no TRE sobre o julgamento enfocado e, mesmo depois da decisão, vale salientar, há a possibilidade das partes recorrerem à instância imediatamente superior, no caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mal comparando, temos em cartaz uma novela de muitos capítulos e não uma microssérie. E mais não digo nem me foi perguntado.


Crédito da foto: Reprodução


Comentários