O Aedes Aegypti continua em ação em Trindade

Neste ano já foram notificados 1.159 casos suspeitos de Dengue, 60 de Zika Vírus e 24 de Chikungunya






Dia desses conversava com três amigos trindadenses que me falaram assustados sobre a incidência de dengue nas respectivas famílias e nos bairros onde vivem aqui na Capital da Fé. No caso, nos setores Cristina 2 Expansão, Monte Cristo e Sol Dourado. Complicado demais isso, entra ano e sai ano e estamos aí convivendo com os efeitos deletérios do famigerado Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e, de quebra, do Zika Vírus e da febre Chikungunya.

Os meus amigos estavam com filhos pequenos com sintomas característicos de dengue e uma delas preocupava mais um pouquinho porque estavam aguardando resultado do teste que aponta tratar-se ou não de Zika Vírus. Este, felizmente, não se confirmou. Todas as crianças padeceram mesmo de dengue, que já achamos normal demais conta porque convivemos com este problema já faz tempo. Pois é, pois é, pois é.

Fiz contato no início dessa semana que está terminando, com a secretária Municipal de Saúde de Trindade, Branca Ferreira, perguntando a respeito dos níveis de ocorrência de Dengue, Zika Virus e Chikungunya em Trindade, bem como as ações que vêm sendo realizadas pela Secretaria. Leonardo Izidório, biomédico e diretor de Vigilância em Saúde, informou que “após um caso suspeito de dengue hemorrágica, que está sob investigação, no Sol Dourado, a Vigilância em Saúde, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões do Cristina 2 Expansão, Cristo Redentor e Sol Dourado, intensificou as notificações e visitas aos moradores dessas regiões”.

Afirmou ainda Leonardo Izidório, que a Secretaria providenciou “bloqueios de transmissão e coleta sanguínea para realização de sorologia no laboratório de referência da Secretaria Estadual de Saúde”. Quanto aos números da ocorrência dos casos, digamos assim, da ação do Aedes Aegypti, tomando com base o mês de janeiro deste ano, Trindade já notificou 1.159 casos suspeitos de dengue, outros 60 de Zika Vírus, bem como 24 de Chikungunya. Leonardo Izidório informa que “todos estão sob investigação”.


Comentários