Secretário Juruna inicia o dia na Procissão da Penitência

A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação é o órgão que cuida das autorizações para vendedores ambulantes e comerciantes na Romaria


Secretário Juruna: Presente nas procissões durante a Romaria.



A Procissão da Penitência, realizada pelos fieis do Divino Pai Eterno, ali por volta das 5h30, que seguem caminhando em oração da Igreja Matriz de Trindade até o Santuário Basílica, é a primeira atividade religiosa e coletiva ao longo de cada um dos dez dias no período da Festa de Trindade. Ia me esquecendo. Antes, porém, às 5h, temos a Alvorada festiva, com a queima de fogos de artifício.

Enquanto aguardava pelo início da procissão, nesta segunda-feira (26), me encontrei com o advogado Sebastião Ferreira Leite, o Juruna, secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação de Trindade (Seplanh). Trata-se de devoto fervoroso do Divino Pai Eterno, que frequenta há muitos anos as celebrações e eventos católicos na “Capital da Fé”, convém registrar.

A pasta sob responsabilidade do secretário Juruna é aquela para onde convergem generosas parcelas das reclamações de todo mundo, perdoe-me se exagero um pouco na afirmação. Somente no domingo (25), fiscais da Prefeitura de Trindade apreenderam 32 araras recheadas de lembrancinhas da festa, com motivos religiosos, daquelas conduzidas de um lado para o outro pelos vendedores ambulantes, por falta da documentação necessária para este tipo de comércio. E vale lembrar ainda que nas proximidades da Igreja Matriz, do Santuário Basílica e da Prefeitura é proibida a atividade dos ambulantes. Além do mais, tem muitos comerciantes que até alugam salas, mas insistem em vender suas mercadorias sem antes providenciar a autorização do poder público Municipal.

Claro que isso aí deve dar uma dor de cabeça terrível para o secretário, fiscais e, evidentemente, para o trabalhador que, estando irregular, tem sua mercadoria apreendida. Num contexto assim, começar o dia orando ao Pai Eterno certamente é uma excelente maneira para se encontrar inspiração e força espiritual imprescindíveis para o trabalho nesses dias de Romaria. A propósito, só lembrando que ainda tem muita festa pela frente. O lado religioso termina no domingo (2), mas as atividades comerciais costumam se encerrar, no mínimo, uma semana depois do fim da Romaria. Pois é, pois é, pois é.


Comentários