Audiência pública sobre a falta de água em Trindade na Câmara Municipal

É preciso lembrar que o presidente da Saneago, no mês passado, se comprometeu com os donos de pousadas que não faltaria água principalmente nos fins de semana


Ver. Weslley Cabeção propôs audiência sobre falta de água./Foto: Cristiano Vaz



Estive ontem à noite na Câmara Municipal de Trindade, ali por volta das 20h30, quando acabava de se iniciar a Audiência Pública sobre a falta de água no município. A iniciativa partiu do vereador Wesley Cabeção (PMDB), que apresentou vídeo mostrando a situação caótica da captação de água no Córrego Arrozal que não consegue mais suprir as necessidades da população local que gira, hoje, ao redor de 127 mil habitantes, conforme dados estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2017.

Foi possível se comprovar o que já se suspeitava, a estatal goiana que tem a concessão do serviço de captação, tratamento e distribuição de água em Trindade, a Saneamento de Goiás (Saneago), não realizou os investimentos necessários para ao menos se evitar a situação crítica que estamos vivendo atualmente. E olha que estamos considerando que a estiagem deste ano está aguda demais da conta, secando pequenos córregos, regos d’água e riachos em diversos pontos da zona rural de Trindade e de várias outras localidades. Rios Araguaia, Meia Ponte, por exemplo, estão diminuindo drasticamente a olhos vistos, convém lembrar.

Embora convidados, segundo os vereadores, os diretores da Saneago não compareceram à audiência e apenas Abimael Ribeiro, supervisor da empresa em Trindade, se fez presente. Nos pronunciamentos o alvo foi mesmo a direção da estatal. Todos os vereadores que falaram foram contundentes nas cobranças tanto à Saneago como também à BRK Ambiental, responsável pelo afastamento e tratamento do esgoto na cidade. Em vídeo apresentado na audiência e comentado pelo vereador Wesley Cabeção, há fortes imagens de detritos no leito de córrego e o que parece com esgoto sem nenhum tratamento sendo jogado no curso d’água. No mínimo a questão precisa ser melhor explicada pelas duas empresas.

E pensar que Jalles Fontoura, presidente da Saneago, em entrevista a Dária Rodrigues, na Rádio Trindade FM, cismou de se comprometer com os donos de pousadas da cidade, afirmando isso aqui ó: “Nós estamos fazendo um compromisso aqui de melhorar, para os pousadeiros, evitar esse transtorno de faltar água, interrupção de água, principalmente nos fins de semana”. Demos essa informação em post no dia 16 de setembro deste ano. Ou seja, a conversa do presidente foi igual a risco n’água… Afinal, neste fim de semana, faltou água inclusive e principalmente nas pousadas cheias de turistas. Pensa no caos.

No geral, a audiência ficou muito parecida com uma conversa de compadres, elogios demais da conta nos pronunciamentos. Fiquei impressionado com a escassez de propostas para se enfrentar agora, já, o problema, sobretudo por parte da Saneago. É bom que haja audiências assim, que, diga-se, contou com um público maior do que em outras oportunidades semelhantes, mas é preciso melhorar mais ainda este aspecto de se atrair a população para este tipo de conversa.

Foi bom também ver um representante do Ministério Público Estadual na mesa, caso do promotor Sávio Fraga e Greco, que acaba de chegar à Comarca de Trindade. Falou da reativação dos Centros de Apoios Operacionais (CAO) um do Meio Ambiente e outro de Direito do Consumidor para breve e comentou que “estamos começando uma guerra na qual somos todos soldados com poucas armas e precisamos de engajamento da comunidade”.

O que deu para perceber é que dessa vez parece que os vereadores vão mesmo acordar do sono “em berço esplêndido” e serem mais efetivos na cobrança às empresas responsáveis pela captação, tratamento e distribuição de água, bem como do afastamento e tratamento do esgoto em Trindade, mais investimentos e melhor qualidade nos serviços que lutaram bastante para obter a concessão do município. Isso já pode ser considerado um começo, um bom começo até. Vejamos o que virá depois.


Comentários