Jovens Empreendedores goianos retornam de seminário na China

Estou preparado para alavancar meus negócios aqui no Brasil e auxiliar os empreendedores interessados em crescer”


Comitiva de jovens empreendedores e empresários na volta da China.



A comitiva da Federação das Associações dos Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (FAJE Goiás), filiada à Confederação dos Jovens Empreendedores e Empresários (CONAJE), retornou ao Brasil, como previsto, ainda no final do mês passado, após seus integrantes terem participado do Seminário de Empreendedorismo de Jovens dos Países Lusófonos em 2017, em Fuzhou, província de Fujian, na China, entre os dias 6 e 26 de setembro, onde estiveram a convite do Ministério de Comércio da República Popular da China.

Os jovens empresários e empreendedores de Goiás também visitaram empresas e centros históricos das cidades de Putian, Xiamen e Xian com o objetivo de compartilhar as experiências dos países sobre o empreendedorismo. Durante o seminário foram abordadas a história de empreendedorismo na área rural, as características econômicas, as oportunidades de cooperação da China, a globalização e experiências chinesas de desenvolvimento econômico, os apoios de política para os deficientes e o financiamento de projetos sociais.

Lucas Souza, presidente da FAJE Goiás, analisou o seminário como sendo uma prova contundente de que a China quer fazer negócios com o mundo e, sem sombra de dúvidas, com o Brasil. Souza continua seu raciocínio, afirmando tratar-se de “um momento de muito aprendizado sobre empreendedorismo, cultura e a Nova Normalidade da China, em que eles prezam pela sociedade ao mesmo tempo em que querem ser competitivos e desenvolvidos comercialmente, incrementando a inovação e a tecnologia. Além disso, é imprescindível ressaltar, claro, que é um excelente momento para já fazermos negócios”.

Aproveitando o ensejo do encerramento do Seminário, os integrantes da comitiva goiana entregaram carta de intenções ao Ministério de Indústria e Comércio da China, sugerindo, no documento, diversos meios e formas de incremento do empreendedorismo jovem, visando estreitar ainda mais as relações com o governo chinês e levar mais oportunidades aos empreendedores jovens de Goiás.

Antônio Erasmo Queiróz Chaveiro, presidente da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Trindade (AJE Trindade), integrou a comitiva e fez um balanço muito positivo desta oportunidade de fazer contato com um país tão interessante como a China. “Conhecer uma cultura diferente, entender o sistema de governo mais polêmico do mundo e aprender com os mestres a arte de inovar foi fantástico!” E além disso, talvez o mais importante, segundo o presidente da AJE Trindade, foi a preparação pessoal conseguida como participante dos diversos eventos da viagem: “Estou preparado para alavancar meus negócios aqui no Brasil e auxiliar os empreendedores interessados em crescer”.


Comentários