Opinião sobre a militarização de escolas

Se a grande preocupação de nossos políticos em instalar uma escola militar em Trindade é para termos aqui uma escola pública de referência no ensino, porque não termos duas escolas então, pois o Colégio Estadual Divino Pai Eterno já é referência


Rosivelton Nunes, diretor do Colégio Estadual Divino Pai Eterno.



A educação é a base estruturante de uma sociedade que assegura ao cidadão uma formação cultural, civil, ética, auxiliando na formação de seu caráter e senso crítico sendo esta uma responsabilidade do profissional da educação, o Professor. Garantir a integridade física dos cidadãos mantendo sua proteção na sociedade é função da Segurança Pública. Integrar estas duas atividades em prol de um bem comum é de grande valia, visto que hoje temos presenciado em muitas instituições de educação a fragilidade de segurança para com os profissionais que ali trabalham e para com os alunos.

Corriqueiramente deparamos com notícias de agressões verbais e físicas que constatam estes fatos. Neste tipo de ambiente as notas que configuram a qualidade do ensino dificilmente atingem suas metas, pois a indisciplina é um fator que acarreta baixos rendimentos escolares. A gestão deste tipo de escola (diretoria, secretaria e coordenações) muitas vezes já perdeu o controle sobre o quadro instalado ali, sendo necessário uma implantação de um regime de maior segurança para que haja educação. São nestas escolas que vejo a necessidade de militarização, pois a implantação deste regime irá mudar todo o quadro crítico que se instalou, sendo, portanto, de grande êxito esta aliança entre a Segurança Pública e a Educação.

O Colégio Estadual Divino Pai Eterno (CEDPE), tem se mostrado ao longo de muitos anos uma escola pública de referência em Trindade, não apresentando problemas indisciplinares cabíveis de uma militarização, tem se demonstrado eficiente no ensino inserindo muitos de seus alunos em diversos cursos de graduação através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares e apresenta avaliação nacional acima da média. Não há motivos para tornar-se uma escola militar. Se a grande preocupação de nossos políticos em instalar uma escola militar em Trindade é para termos aqui uma escola pública de referência no ensino, porque não termos duas escolas então, pois o CEDPE já é referência.

Nada contra a Escola Militar e muito menos contra a categoria da Polícia Militar pela qual tenho grande admiração e respeito pelo eficiente trabalho, mas acredito que a comunidade de Trindade teria muito mais a ganhar com a construção de uma nova escola, sendo esta de regime militar, ou no caso de ter que utilizar-se de um prédio público que este fosse uma escola que realmente necessite de sua intervenção.

Rosivelton do Amaral Nunes é professor, biólogo e diretor do Colégio Estadual Divino Pai Eterno


Comentários