Colégios Militares em Trindade

Não queremos que uma escola de referência venha para substituir a que já temos, mas que venha para se somar a ela e, juntas, transformem a educação pública de nossa cidade


Marcelino Assis Galindo, presidente da Subseção de Trindade da OAB.



Lamentavelmente, Trindade, a conhecida “Capital da Fé” dos goianos, está classificada como a 26ª cidade mais violenta do país, numa aparente contradição entre a fé e os costumes. 69,8 assassinatos por 100.000 habitantes é um número que nos envergonha e nos coloca à frente apenas de Novo Gama, Luziânia e Senador Canedo, no Estado de Goiás.

A ideia da Escola Militar em nossa cidade é, pois, uma possibilidade de retomada de valores sociais, morais e cristãos que podem, no conjunto, promover uma retomada de um padrão de vida condizente com a nossa vocação religiosa e, sobretudo, que traga tranquilidade às pessoas que aqui vivem. Assim, é muito importante a ideia e a nossa torcida para que ela se concretize.

Por outro lado, os boatos de que a implantação da escola militar ocorreria nas instalações do Colégio Estadual Divino Pai Eterno preocupa-nos, pois o Colégio Divino Pai Eterno é nosso maior patrimônio, no que diz respeito à educação pública, cumprindo com louvor a sua missão de educar e ensinar nossos jovens, tornando-se, ao longo de seus mais de 60 anos de existência, na nossa escola de referência. Assim, não queremos que uma escola de referência venha para substituir a que já temos, mas que venha para se somar a ela e, juntas, transformem a educação pública de nossa cidade, tornando-a referência no estado.

Pitágoras, matemático e pensador grego, que viveu por volta do ano 500 a.C. já dizia: “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. Imbuídos desse espírito, buscamos formas que transformem os homens que estão ocupando hoje os bancos escolares em governantes e profissionais que dignifiquem a vida e o bem-estar da nossa tão querida Trindade.

E para concluir, gostaria de, ainda uma vez mais, usar a sabedoria de Pitágoras quando afirma: “O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos”. Unidos somos fortes; unidos venceremos!


Marcelino Assis Galindo é advogado e presidente da
Subseção de Trindade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Comentários