E o trânsito em Goiânia e região fica cada vez mais apinhado de carros

Em Trindade sentimos efeitos dessa proporção incrível de termos 121.266 habitantes, com uma frota de 56.031 veículos: não é mais tão fácil encontrar vagas para estacionar no centro da cidade


Ruas cada vez mais cheias de veículos em Goiânia e região.


A gente fala, reclama que o trânsito em Goiânia e região está uma loucura só, que as ruas apinhadas de carros não suportam mais tantos veículos circulando "tudo ao mesmo tempo agora", principalmente nos horários do rush, início e fim do dia, mesmo assim ninguém percebe movimentação das autoridades rumo à solução do problema. Melhorar a qualidade do transporte coletivo urbano de passageiros, parece, não é prioridade. Criar novos corredores para se ter mais opções no trânsito é coisa que não acontece, e por aí vai. E olha que tem muita gente dizendo isso e aquilo sobre a mobilidade urbana, no rol das demandas atuais da sociedade.

Muito bem, uma espiada na tabela abaixo é capaz de deixar o sujeito ainda mais preocupado, pois os números comprovam o que se vê diariamente nas ruas e avenidas da cidade, porém não é só isso. Os números sinalizam que a coisa pode piorar um tantinho mais ainda. É a Lei de Murphy funcionando aqui pelas bandas deste Goiás de meu Deus. “Se uma coisa pode dar errado, ela vai dar errado”, numa palavra, olhai por nós, Divino Pai Eterno!

Importante dizer que a estatística oficial informa que a população de Goiás, segundo estimativa do IBGE para 2017, está em 6.778.772 habitantes, enquanto que a frota, de acordo com dados de 2016, era de 3.657.750 veículos. Feito isso, prossigamos.

Considerando os 11 municípios do Aglomerado Urbano de Goiânia, temos um contingente populacional de 2.360.064 habitantes, segundo estimativa para este ano do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e essa gente toda conta com uma frota de 1.548.667 veículos (carros, caminhonetes, caminhões, motos e por aí), ou seja, no ritmo que vamos caminhando em breve teremos um veículo para cada pessoa. Pense no caos que se avizinha, se as coisas forem sendo tocadas como têm sido, na base do “deixa como está para ver como é que fica”.


Na região do Aglomerado Urbano de Goiânia temos 35% população goiana e 42% da frota de veículos devidamente cadastrada no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Note bem que comparamos a população estimada para 2017 com a frota de veículos existente em 2016. E a tendência é de crescimento populacional e da frota também, pois o sonho de consumo da maior parte das pessoas é ter casa própria sim, mas enquanto isso não se torna realidade, o veículo para a família tornou-se item de absoluta necessidade. Afinal de contas, ficar esperando ônibus em terminais pouco cuidados e pontos inadequados só mesmo se não houver outra opção.

Em Trindade sentimos efeitos dessa proporção incrível de termos 121.266 habitantes, com uma frota de 56.031 veículos. Estacionamento na região central da cidade não é fácil, nos horários de funcionamento do comércio. Está duvidando? Então tente estacionar o possante ao longo da Avenida Manoel Monteiro nas proximidades das agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, para ver o que é bom para tosse.

Solução simples para essas questões relacionadas ao trânsito, à mobilidade urbana, de um modo geral, não deve existir mas é preciso que alguma coisa de fato seja feita. Discurso em campanhas eleitorais apenas não resolve nadica de nada, e ninguém tem mais paciência para bravatas eleitoreiras. É preciso sair da atual letargia em que se encontram as administrações municipais que, aliás, seguem aprovando novos bairros com ruas e avenidas cada vez mais estreitas. Eis um tema bom para outro post.


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