Criado em Trindade o Conselho Municipal de Política sobre Drogas


Hélio Pinheiro foi eleito presidente do Conselho e informa que a primeira reunião acontecerá no dia 27 deste mês

Integrantes do COMPOD/Trindade. (Foto: Jaqueline Costa)

Foi instalado, em cerimônia no auditório do Centro Administrativo Pedro Pereira da Silva, na segunda-feira (6), o Conselho Municipal de Política sobre Drogas (COMPOD), que desempenha “funções consultiva, fiscalizatória, normativa e deliberativa, interagindo com o poder público, definindo prioridades, bem como elaborando planos de ação”, segundo Hélio Pinheiro de Andrade, eleito presidente do Conselho.

Vale a pena destacar que o COMPD conta em seu quadro com representantes de diversas entidades sociais presentes no município, lembrando, ainda, que o Conselho é ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e ao Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas do Governo de Goiás.

Hélio Pinheiro é biólogo, professor há mais de duas décadas trabalhando na Educação, principalmente na rede estadual de ensino médio e também nas Faculdades União de Goyazes. Com a experiência obtida em diversas participações em seminários de combate às drogas, desde o período em que integrou a Ordem Demolay, ligado à Maçonaria, no projeto denominado “Maçonaria contras as drogas”, o presidente do Conselho tem contato diariamente com pessoas que sofrem os efeitos provocados pela dependência de substâncias que destroem famílias, tirando a possibilidade de jovens até continuarem seus estudos, além de que as drogas são uma espécie de porta de entrada para o mundo do crime.

Hélio Pinheiro, presidente do Conselho, tem a intenção de promover “reuniões itinerantes, de preferência nas sedes de cada entidade participante”, conforme adiantou ao blog. E o primeiro encontro de trabalho dos conselheiros será realizado no dia 27 (segunda-feira), nas instalações do Centro Social Pai Eterno (CESPE), no setor Samarah.

Conforme estabelece o estado, as reuniões do Conselho serão realizadas bimestralmente, mas o presidente está disposto a promover encontros mensais “para atendermos as ações programadas de forma mais eficiente que visam ao combate às drogas em nosso município”, revela Hélio Pinheiro.

Falando com exclusividade ao blog, Hélio Pinheiro afirma que “minha expectativa é poder atuar como cidadão, fiscalizando e auxiliando na elaboração de políticas públicas de combate às drogas em nosso município”.

Composição
Foram empossados os seguintes membros do Conselho, além de Hélio Pinheiro de Andrade (presidente), Rosângela Silva Souza (Secretaria Municipal de Educação), Leonardo Izidório Cardoso (Secretaria Municipal de Saúde), Eli José Miranda Ribeiro Júnior (Secretaria Municipal de Assistência Social), Diogo de Azevedo Monteiro (Agência Municipal de Esportes e Lazer), Joana Dark Aguiar de Souza (Amor Exigente), Claudinei Cordeiro goulart (2º Sargento da Polícia Militar de Goiás), Luciana de Fátima Silva Alves (Polícia Civil), Keila Patrícia Vinhal (Conselho Tutelar), Marcos Lago (Agência Municipal de Vigilância Patrimonial), Flaviana Irineu de Carvalho (Obas Sociais Redentoristas).

O Conselho tem sua diretoria formada por Hélio Pinheiro (presidente) e Flaviana Irineu de Carvalho (secretária-executiva). O Comitê do Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas é composto por Leonardo Izidório, Luciana de Fátima Silva Alves e Marcos Lago.


Comentários