Sintfesp promove sessão de cinema para servidores aposentados


Após a exibição de “Os lírios não murcham” haverá roda de conversa com o diretor do filme e uma psicóloga



A Diretoria de Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social em Goiás e Tocantins (Sintfesp) promoverá, nesta quarta-feira (29), das 14 às 17 horas, no Cine Cultura, na Praça Cívica, a exibição do filme Os Lírios não murcham, que tem a enfermeira aposentada do Ministério da Saúde, Zorade Bastos, como uma de suas atrizes. A iniciativa evidencia o quanto a pessoa aposentada continua sendo produtiva, e muito. Após a aposentaria, Zorade (74) abriu novos horizontes em sua vida e deu asas a outros talentos.
Após o filme haverá uma Roda de Conversa com o diretor do filme, Julio Motta, inclusive integrantes do elenco. A psicóloga Edleine Slobodeicov também participará deste momento, já que a sessão de cinema funcionará como parte da Oficina de Memória realizada mensalmente pelo sindicato, em parceria com a gestora do plano de saúde da categoria.

Sobre o filme Os lírios não murcham
Numa cidade do interior de Goiás, em 1967, uma miss fica em segundo lugar no certame estadual, tornando-se símbolo sexual, tornando-se vítima da própria beleza; é presa involuntariamente na ditadura militar, por ser amante de um militante e estar no lugar errado, juntamente com ele, num baile de fantasia, onde ele montou uma camuflagem, aproveitando a situação dos farricocos, na procissão do Fogaréu, para contar para o mundo a situação do preso político no Brasil. São investigados pelo Serviço Nacional de Informações (SNI) e presos no local pelo Departamento de Ordem Pública e Social (DOPS). Ele saiu antes, por ter costas quentes, ficando ela presa, sofrendo as atrocidades das torturas. Ela volta depois da anistia política, louca e velha, devido ao sofrimento nas torturas e a lavagem cerebral.
O filme começa com ela morta, sendo que um estudante de psicologia, ao ouvir os boatos da empregada que cuidava da miss, dizendo ser ela louca e possuída por espíritos, resolve observar a casa dela, com a finalidade de obter subsídios para embasar sua tese no mestrado de psicologia, é tido como principal suspeito, juntamente com a empregada, pois ela morre em seus braços. Nos flashback, a cena volta à casa da miss com o estudante contando o que viu lá. Ela deflagrando uma guerra com a imagem no espelho e as personagens componentes da sua psiquê adentrando na sala. Somente ela vê estas personagens imaginárias, formando o drama e a situação de sua passagem pelos porões da ditadura.

SERVIÇO
Exibição do filme Os Lírios Não Murcham
Data: 29 de agosto/2018
Horário: 14h às 17h
Local: Cine Cultura – Centro Cultural Marieta Telles Machado, Praça Cívica, nº 2, Goiânia – GO
Público-alvo: Aposentadas e aposentados funcionários do INSS e Ministério da Saúde*
* cada aposentada e aposentado poderá levar um ou dois acompanhantes

Programação:
29 agosto 2018 (Quarta-feira)
14h – Exibição do Filme Os Lírios Não Murcham
15h20 – Roda de Conversa com o diretor do filme, Julio Motta e elenco

Texto do jornalista Cláudio Marques, da assessoria de Imprensa do Sintfesp

Comentários