Escolas municipais adotam sistema de aulas não presenciais


No combate à proliferação do novo Coronavírus, escolas investem nas aulas não presenciais com o conteúdo distribuído por e-mail e nas redes sociais

Aulas não presenciais nas escolas de Trindade. (Foto: Ilustração)


As aulas presenciais nas escolas da rede pública (e particular também) municipal de Ensino de Trindade foram suspensas até o dia 30 deste mês, dentro de uma série de medidas de prevenção à proliferação do novo Coronavírus, que provoca a doença infecciosa chamada de Covid-19, conforme está ocorrendo em todo o país.

Diante da realidade na qual o poder público tem orientado a população a permanecer o máximo de tempo em casa, inclusive estabelecendo decisões inimagináveis, como fechar grande parte do comércio, prestadores de serviço e indústria também, com as escolas vazias, os gestores estão trabalhando na implantação de um regime especial de aulas não presenciais, baseado em ações pedagógicas com materiais como videoaulas e conteúdos a serem compartilhados via e-mail e nas redes sociais para os alunos. Com essa iniciativa, espera-se que não haja a necessidade de se fazer a reposição de aulas nem adiantamento de férias, a não ser, claro, nas escolas onde o regime especial ficar inviável. A previsão é a de que esta sistemática funcione enquanto durar a suspensão das aulas normais.

E neste contexto, professores da rede pública municipal de Ensino estão realizando atividades pedagógicas em Home Office para que as crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e alunos das Escolas Municipais não sejam prejudicados com a suspensão das aulas, evitando perdas do conteúdo e do ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), atendendo solicitação do Conselho Municipal de Educação, formou grupo de Apoio Pedagógico que está atuando como suporte aos diretores e coordenadores das escolas que, por sua vez, dirigem os trabalhos dos professores em suas respectivas escolares, informa a professora Magda Margarida, coordenadora geral da secretaria.


Comentários