Romaria 2020 ainda não está confirmada


Grande evento religioso do centro-oeste, que atrai milhões de pessoas a Trindade, pode não acontecer neste ano por causa da pandemia do coronavírus

Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). (Foto: Picasa)



A pandemia da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, causou, até o momento, 77 mortes em 2.915 casos registrados em todo o país. As cinco regiões brasileiras registraram óbitos de pessoas infectadas pelo vírus. Em Goiás, o número de casos confirmados de coronavírus passou para 39, com uma morte registrada, conforme dados do Ministério da Saúde, divulgados na tarde desta quinta-feira (26).

Uma série de medidas visando ao impedimento da proliferação do novo coronavírus tomadas pelas autoridades de Saúde está baseada no conceito de “isolamento social”, com as pessoas ficando o máximo de tempo possível em suas casas e, para tanto, empresas foram fechadas temporariamente, o funcionamento do serviço público sofreu restrições e shows, partidas de futebol, espetáculos, cinemas, academias, inclusive eventos como a Procissão do Fogaréu, na cidade de Goiás, foram cancelados.

O grande evento religioso de Goiás, a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, agendada para o período de 26 de junho a 5 de julho deste ano, pode ser cancelado também. Fizemos contato com a Associação Filhos do Pai Eterno (AFIPE) para saber se a entidade confirma a realização do evento. “Sob orientação da Arquidiocese de Goiânia, vamos aguardar e avaliar como será o desenrolar da situação em torno da disseminação do novo coronavírus. Porém, com toda certeza, a Arquidiocese de Goiânia, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) estão totalmente empenhados na luta para ajudar a conter a proliferação desse vírus. Sendo assim, faremos o que for o melhor”, informou a assessoria da AFIPE.

Ainda se tem prazo para analisar todas as variáveis a serem consideradas no processo de decisão relacionado ao fazer ou não a Romaria 2020. E “nesse sentido, caso seja necessário cancelar a Romaria, ela será cancelada. Caso esteja comprovado que não haja mais risco para os fiéis devotos, romeiros e moradores de Trindade, no período em questão, a realização da Romaria será mantida. Seguimos tomando todas as medidas preventivas, em oração e na torcida para que este período que estamos vivenciado seja superado o mais breve possível para que todos possamos voltar à nossa rotina normal, com saúde e tranquilidade”, concluiu o informe da AFIPE.


Comentários