Cooperativismo financeiro atuando fortemente em Trindade

Dois gigantes de segmento financeiro de cooperativas se instalaram na economia trindadense

Cooperação. (Foto: Canva)


Segundo uma espécie de definição, o cooperativismo se consolida num movimento social e econômico baseado na cooperação de associados em atividades econômicas. É uma alternativa colaborativa do mercado que propõe benefícios a todos os envolvidos nessa modalidade de negócio.

E o cooperativismo financeiro está presente em Trindade, pelas principais cooperativas deste segmento. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), fundado há 30 anos, e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), com quase 120 anos de fundação, ambos agora com agências em franca operação na economia da “Capital da Fé”. A propósito, o Sicredi Cerrado Goiano inaugurou sua agência na quinta-feira (14/7), em concorrida solenidade, em sua sede na Av. Raimundo de Aquino, centro da cidade.

Mas voltando ao Sicoob, de acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, o segmento encontra-se entre os setores que mais cresceram no Brasil, nos últimos anos. O Sicoob UniCentro Br saiu de algo como seis mil cooperados, no ano de 2012, para uma marca muito próxima de 80 mil, agora em 2022. Vale salientar que a Cooperativa conta com 59 agências em operação, 950 colaboradores atuando, em unidades espalhadas pelos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e também no Distrito Federal. E o objetivo da direção é abrir mais 53 agências até o final do ano, com a estimativa de criação de empregos ao redor de 300 vagas, para todos os níveis de instrução.

Raimundo Nonato Leite Pinto, diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, fala sobre o crescimento da quantidade de cooperados que leva, por sua vez, à ampliação da rede de agências, inclusive na pandemia por causa da ação dos empreendedores por todo o país. “Com o crescimento do empreendedorismo no Brasil, as pessoas buscaram saídas para conseguir crédito para seus negócios e pagar menos juros do que nos bancos tradicionais”, conta Nonato. (Nota do blog produzida também com informações da Assessoria de Imprensa)

Conteúdo atualizado às 8:47h, de quarta-feira (27/7).


Comentários