Prefeitura de Trindade divulga balanço da Romaria 2022

Cerca de 3 milhões de romeiros visitaram a cidade e economia recebeu a injeção de 40 milhões de reais durante a Romaria



Como o tempo voa, Divino Pai Eterno! Parece que foi ontem o início, mas já terminou a Romaria 2022, que esteve em cartaz em Trindade (GO), no período de 24/6 a 03/7, em sua modalidade presencial, após dois anos devido à pandemia da Covid-19 que determinou o afastamento social como meio de se combater a proliferação do novo Coronavírus e suas variantes, acabando por inviabilizar a realização de grandes eventos.

Novamente, durante os 10 dias dessa grande festa religiosa, multidões de romeiros foram atraídas para a terra onde viveram Constantino Xavier e Ana Rosa, o casal que encontrou o medalhão de barro trazendo a imagem da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora, o marco do que chamamos hoje de Romaria do Divino Pai Eterno.

A Prefeitura de Trindade fez um balanço positivo das atividades relativas à Romaria, anunciado na manhã de segunda-feira (04/6). Segundo os números divulgados, "o município recebeu cerca de 3 milhões de fiéis, ao longo dos festejos religiosos e demais realizações. Apesar da expectativa de público ter sido de 5 milhões, as dificuldades da pandemia foram óbice à materialização de mais gente na cidade.

O evento religioso conduzido pelos Missionários Redentoristas, uma vez mais, fez girar a atividade econômica local que recebeu um impulso formidável nesses tempos de crise, sobretudo a rede hoteleira. De acordo com a Prefeitura na Festa de Trindade movimentou alguma coisa ao redor de 40 milhões de reais e vale lembrar o quanto a economia sofreu o impacto das restrições da pandemia.

Nessa edição foi visível a olho nu que a quantidade de romeiros não foi igual ao público de anos anterior. Claro que havia gente demais da conta, porém como é que chegaram ao número de 3 milhões de visitantes? Seria bacana se divulgassem também os critérios e ferramentas empregados na contagem de romeiros à "Capital da Fé", no período da festa.

Ao menos para este blogueiro que vos escreve, esta foi a primeira vez que os gestores do município falaram em cifras, 40 milhões de reais, decorrentes das atividades econômicas da, digamos, parte profana dos festejos em honra e homenagem ao Pai Eterno.

Comentários