Começar muito bem pode não levar à vitória final

O exemplo do futebol olímpico nas modalidades masculino (medalha de ouro) e feminino que não disputou sequer o bronze


Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, no mês passado, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, com Marta e Cia Ltda, teve um começo fenomenal. As meninas venceram os adversários facilmente, com goleadas e tudo o mais, encantaram a todos, mas viraram o fio e terminaram mal a competição, sem terem disputado sequer a medalha de bronze.

Por sua vez, a Seleção Brasileira Masculina de Futebol, com Neymar, Fábio Augusto, Gabigol e Gabriel de Jesus, teve um início de competição horrível, abaixo mesmo da crítica, mas os caras em campo se recuperaram um pouco, jogaram bola suficiente para superar as etapas do torneio, chegaram à final e, nos pênaltis, conquistaram a medalha de ouro.

Eis aí uma lição ou exemplo, sei lá, para os candidatos que estão se engalfinhando na disputa eleitoral tentando se eleger vice-prefeito, prefeito ou vereador, nas eleições do dia 2 de outubro deste ano. Nem sempre um começo espetacular significa vitória certa. É sempre bom manter os pés fincados no chão, trabalhar bastante, sem desanimar nem se importar muito com o que os outros estão a dizer. Não é fácil e nunca foi isso de disputas esportivas ou políticas, principalmente disputa pelo voto popular. É isso aí!


Comentários